segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Saúde: Gabriela Goulart

Anemia Ferropriva

A anemia ferropriva anemia causada pela deficiência de ferro. No organismo, existem cerca de 4 gramas de ferro, em sua maior parte (60-70 %) na hemoglobina e o restante é armazenado na forma de ferritina ou hemossiderina na mucosa intestinal, fígado e medula óssea.

As necessidades diárias de ferro variam em função da idade, do sexo e do estado nutricional. Por exemplo, uma mulher grávida precisa do dobro (30 mg) da quantidade de ferro que uma mulher entre os 11 e os 50 anos.

A falta de ferro pode aumentar a absorção de outros elementos como a do magnésio e do cobalto, que conduz a toxicidade destes minerais.

Também o excesso de ferro no organismo pode conduzir a vários problemas. Quando em excesso, o ferro é armazenado no fígado, rins, coração e outros órgãos.

O organismo adulto contém de 3 a 5 g de ferro, aproximadamente 2.000 mg como hemoglobina e 8 mg como enzimas. O ferro é bem conservado pelo organismo: aproximadamente 90% é recuperado e reutilizado extensivamente.

O ferro tem um papel no transporte respiratório do oxigênio e dióxido de carbono e é uma parte ativa das enzimas envolvidas no processo de respiração celular. Também parece estar envolvido na função imune e no desempenho cognitivo. No organismo, tem dupla origem: ferro exógeno, ingerido com os alimentos, e ferro endógeno, proveniente da destruição das hemácias, que libera cerca de 27 mg do metal, em seguida reutilizado.


Deficiência e excesso de ferro podem causar:

Anemia hipocrônica, alteração da função cognitiva, parestesia, cefaléia, fadiga, redução da função leucocitária, glossite, cáries. Paladar metálico, cefaléia, convulsões, náuseas, vômito, febre, suor, hipotensão, hepatomegalia, susceptibilidade a infecções, cirrose, diabetes mellitus. É contra-indicado em doenças acumulativas de ferro (talassemia, hemossiderose, hemocromatose).

Alimentos considerados com alto teor de ferro:

  • Carne de vaca, peixe, frango, fígado, mariscos
  • Gema de ovo
  • Os grãos: soja, feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico
  • Verduras: espinafre, brócolis, couve e outras verduras com folhagem verde mais escura
  • Frutas secas
  • Cereais enriquecidos com ferro
  • Rapadura


Alimentos considerados com baixo teor de ferro:

  • Leite e derivados

Substâncias que diminuem a absorção intestinal do ferro:

  • Leite e derivados
  • Alimentos ricos em fibra

Substâncias que aumentam a absorção intestinal do ferro:

  • Vitamina C

Alimentos ricos em vitamina C em ordem de concentração

  1. Acerola
  2. Caju
  3. Pimentão Vermelho
  4. Goiaba
  5. Salsa Seca
  6. Kiwi
  7. Pimentão Verde
  8. Laranja
  9. Limão
  10. Agrião
  11. Repolho
  12. Couve
  13. Melão
  14. Tomate
  15. Tangerina
  16. Abacaxi

A Marquesa Gabriela Goulart mandou muito bem ao citar de Anemia. Muito também por deficiência do ferro. Então, os dados acima são de plena relevância. Mais sobre a nossa maior nutricionista em seu site http://www.mariagabrielagoulart.com.

João Lenjob
twitter:@lenjob
http://lenjob.blogspot.com

AS INFORMAÇÕES ACIMA FORAM CEDIDAS E AUTORIZADOS POR GABRIELA GOULART

Um comentário: