quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Salão de Baile: Kel Lacerda

O Castelo do Poeta entrevista Kel Lacerda, mineira de Pedra Azul e residente em Belo Horizonte, especialista em Dança de Pole e "Chair Dance".
DEZ perguntas, DEZ respostas, fotos, filme e muitas formas de dançar...

UM
CP: Com quantos anos você começou a dançar?

KL: Olha: acho que já nasci dançando. Não aguento ouvir uma batida de música que já estou mexendo alguma parte do corpo. Mas comecei mesmo quando tinha uns 19 anos, ao entrar para uma banda de forró. Aí, lá fiquei por quatro anos. Foi quando me acostumei com palco. Nesta época eu morava no interior, em Pedra Azul (cidade do nordeste mineiro). Depois disso vim morar em Belo Horizonte, conheci a pole através de uma boate que trabalhei como promoter e lá tinha a barra. Até então eu não tinha noção alguma da pole, mas resolvi experimentar, sob total apoio e incentivo do meu namorado, o DJ Fred (com quem me apresento hoje), sem saber de nada. E nessa de não saber de nada eu, sem experiência, já virava de ponta-cabeça. Fiquei trabalhando lá por quase um ano e fui aprendendo sozinha a pole dance. Com isso e com minhas performances comecei a virar a "celebridade dessa boate". Resolvi então sair de lá e fui fazer aulas de pole pra me aperfeiçoar, mas já sabia de muita coisa. Aí sim eu apaixonei de vez pela dança. Hoje eu amo!


DOIS
CP: Você continua dançando tudo ou hoje é só dançarina de pole?

KL: Depois que comecei a dançar pole eu parei com os outros ritmos. Mas gosto demais de dançar tudo. Faço também "chair dance" que é a dança da cadeira. Eu gosto muito de danças ligadas à sensualidade.
















TRÊS
CP: O que é mais difícil na chair e na pole? Existem movimentos mais complicados que em outras danças?

KL: A "chair dance" não é tão difícil, porque você usa a cadeira como instrumento de sedução. Você não precisa usar força e sim muita sensualidade. Um exemplo é a forma de passar a mão na cadeira, como se sentar na cadeira, o jeito de colocar os pés. Já a pole tem um conjunto onde você trabalha força, equilíbrio, leveza e também claro, muita sensualidade. O mais difícil na pole é essa parte de força e equilíbrio. Para algumas pessoas que já tem um bom condicionamento, é bem mais fácil. Mesmo assim todos acabam aprendendo. A modalidade consiste em movimentos de giros, escaladas, inversões e acrobacias aéreas, feitos em uma barra vertical, que se divide em seis níveis de dificuldade. Se inicia com um trabalho de adaptação e controle corporal, e aos poucos vai melhorando todas as habilidades físicas.


QUATRO
CP: O preparo físico pra pole é de atleta, não é? É mais pesado que em outras danças?

KL: Bom, com as outras danças você trabalha mais os movimentos soltos, tipo tango que é uma dança também muito sensual, onde você usa o corpo solto com ajuda do parceiro para concluir, mas não usa a força com a mesma proporção da pole. Mas o preparo acaba sendo muito parecido por que você trabalha muito a musculatura, o alongamento. Aí também tem o condicionamento que ajuda a manter-se bem durante a apresentação.





















CINCO
CP: Foi difícil iniciar esta carreira em Belo Horizonte, que não tem muito da modalidade?

KL: Olha, eu sou muito espontânea... Quando eu não era profissional, todos já gostavam, então não tive medo de arriscar. Fui sem medo e hoje em Belo Horizonte meu trabalho já é reconhecido.


SEIS
CP: Você gosta destas danças por sugererirem sensualidade? As pessoas confundem isso?

KL: Isso é muito relativo, mas tem pessoas que confundem sim, por ser uma apresentação muito sensual e sempre com roupas "sexy". Mas hoje isso já melhorou muito. Não tem mais aquela historia de que pole é só uma dança erótica, até porque hoje é praticada por homens também. E sobre propostas, nunca me deixei levar por nenhuma.





















SETE
CP: Quais são as referências na dança de pole no Brasil?

KL: No Brasil temos a campeã mundial Rafaela Montanaro, que está aí, representando todas as dançarinas de pole e fazendo com que mude esse erótico da dança. Hoje é pole é uma modalidade, que inclusive é federativa no Rio de Janeiro.


OITO
CP: O que você acha que falta para a profissionalização não só no papel, mas culturalmente, desta dança em Minas ou no Brasil?

KL: Eu acho que falta um pouco mais de organização e uma federação atuante, seja ela de dança do ventre, de pole dance ou qualquer outro estilo, como ocorre em outros estados. Falta união para desenvolver um projeto que valorize a dança. E eu entendo muito pouco de dança do ventre, apesar de ainda querer aprender.





















NOVE
CP: Você tem outras habilidades artísticas além da dança?

KL: Olho, eu já fiz de um tudo. Teatro, trabalhos com modelo comercial, desfiles.


DEZ:
CP: Quais os projetos da Kel Lacerda para frente?

KL: Bom, eu estou com o projeto de montar meu “studio” de “pole dance" em Belo Horizonte e, quando estiver montado, vou me dedicar a profissão de professora. As apresentações serão apenas eventuais e com o objetivo de divulgar o “studio” e mostrar o que é a dança.




Fui recebido pela Dançarina e Viscondessa Kel Lacerda em seu habitat natural, ou seja: uma boate. Muito atenciosa e de respostas rápidas, convicentes, ela e seu namorado o DJ Fred foram solícitos e educados. Kel até tentou me ensinar alguns passos de pole, mas na verdade meu lance é mesmo literatura, música e etc. Mais sobre as carreiras de Kel Lacerda e do DJ Fred Souza são encontrados em seus blogs, com os respectivos links kellacerdapole.blogspot.com e http://djfredsouza.blogspot.com.

João Lenjob
twitter:@lenjob
http://lenjob.blogspot.com

ENTREVISTA AUTORIZADA
MATERIAL AUTORIZADO POR KEL LACERDA

9 comentários:

  1. É a arte! "Eu acho que falta um pouco mais de organização e uma federação atuante, seja ela de dança do ventre, de pole dance ou qualquer outro estilo, como ocorre em outros estados. Falta união para desenvolver um projeto que valorize a dança. E eu entendo muito pouco de dança do ventre, apesar de ainda querer aprender." Exatamente isso!

    ResponderExcluir
  2. Já vi pelo vídeo que leva jeito!!! Daqui a pouco tá abandonando a carreira de poeta pra seguir como dançarino!!! Bela entrevista, abração!

    ResponderExcluir
  3. Pole dance é muuito interessante, adorei a entrevista, é legal saber mais de como que funciona tudo isso. Engarçado mesmo foi Lenjob todo sem jeito aprendendo a dançar hahah'

    ResponderExcluir
  4. eu mesmo ja pude presencia a kel lacerda dançando pole dance, e cá pra nós ela manda muito bem, sucesso pra vc kel.

    ResponderExcluir
  5. obrigada a todos... vistem meu blog tbm e podem deixar comentarios a vontade....
    bjos
    http://kellacerdapole.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Uma das artes mais sensuais que existem. Parabens, Kel, pelo trabalho e ao Castelo pela entrevista. A propósito, sobrenome lindo, hein Kel!? hahaha

    ResponderExcluir
  7. Pole dance é bem interessante, acho que foi uma aula bem interessante, adorei o video, acho que deveria ser mais reconhecido, acho que rola um preconceito das pessoas, e Pole dance não é uma coisa vulgar, é arte...

    ResponderExcluir
  8. Showwww hahaha João ainda bem que está em outra porfissão rsrsrs brincadeira arrasou querido, e que linda ela heim ta de Parabéns Kel.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  9. nossa adorei a entrevista!!!
    mto legal!
    parabens e obrigada por difundir nossa arte/esporte

    ResponderExcluir