segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Anfiteatro: Lívia Gaudêncio

O Castelo do Poeta entrevista Lívia Gaudêncio, atriz, dançarina, produtora e escritora, de 28 anos, em Belo Horizonte.
DEZ perguntas, DEZ respostas, algumas fotos e muitas formas de principalmente, atuar.
Por João Lenjob

UM

CP: Lívia, quando começou a carreira de atriz?

LG: Profissionalmente foi com 20 anos, em 2002. Mas desde cinco anos de idade eu dizia que queria ser bailarina. Dancei até os 18 e decidi fazer artes cênicas como uma forma de estender minhas aspirações artísticas.


DOIS

CP: O que é mais gratifficante pra você?? dançar, atuar na TV ou no teatro?? Tem outras habilidades artísticas?

LG: Cada um me satisfaz de uma forma diferente. A dança me leva a um estado sublime, o teatro desafia minha capacidade de frente para o público, e atuar na TV é abranger o alcance do meu trabalho. Andei compondo letras para a Trilha Sonora de "A Fantástica Floresta" a partir da melodia que o Marcos Frederico compôs. Isso é uma coisa que faço desde a infancia. Já dirigi um pouco também. Agora ando interessada em fazer preparação de elenco. Não tenho disciplina para aprender a tocar um instrumento, mas ainda quero fazer isso, e pintar, quem sabe?





















TRÊS

CP: O que você considera mais difícil na carreira artística Lívia??

LG: A insegurança financeira e a incerteza de quando haverá trabalho, como qualquer freelancer. Procuro buscar fontes diversas e nunca parar de pesquisar. Eu nunca digo que prefiro teatro ou audiovisual, que prefiro drama ou comédia. Tenho diferentes interesses em diferentes épocas e espero ter sempre esta flexibilidade no meu trabalho.


QUATRO

CP: Qual foi o melhor momento da carreira??

LG: Este ano está sendo o melhor: patrocínios, indicações a prêmios de melhor atriz de curta-metragem e de melhor texto infantil, trabalhos na TV, no cinema, na Rádio CDL, na Revista Pamp e o reconhecimento da minha família.






















CINCO

CP: Foi difícil encenar o musical Mulheres de Hollanda (espetáculo de Teatro), com a responsabilidade de representar Chico pelo olhar de Pedro Paulo Cava, dois gigantes da arte brasileira??

LG: Foi dificil ficar dois anos no mesmo trabalho, mas só foi possível porque se tratava de um imenso prazer fazê-lo. A obra de Chico é fantástica e eu aprendi muito com o Pedro e com a experiência em Mulheres de Hollanda. Aliás, tenho só a agradecer por todas as oportunidades de trabalho que já tive.


SEIS

CP: Você recentemente escreveu uma peça que foi produzida pelo Carrusca (Marcelo - namorado, também ator e diretor). É difícil pra uma atriz criar personagens que seriam encenadas por outros artistas???

LG: Não é dificil porque geralmente nem gosto de atuar no que escrevo. Acho que ser atriz me ajuda um pouco a imaginar situações possiveis de ser encenadas. O maior desafio é se permitir pensar de formas diferentes para dar vida a personagens críveis. Depois disso, o ator que vai representar é que "recheia" o personagem.





















SETE

CP: Você tem mais planos de trabalhar com o Carrusca?? A proximidade entre vocês ajuda na construção, execução e manutenção de trabalhos??

LG: Sempre! Nossa parceria funciona porque temos habilidades diferentes. Nossa proximidade ajuda porque é de interesse profissional e pessoal de que tudo saia perfeito.


OITO

CP: Quais são seus projetos atuais e o que teremos da Lívia pra frente??

LG: Atualmente estou pesquisando para escrever uma nova peça e quero também dirigir outro curta. Sobre o futuro, só o tempo dirá.















NOVE

CP: Você acha que falta interesse social e do governo para a arte no brasil??

LG: Acho que o público, principalmente o mineiro, não foi educado a valorizar a arte. Isso desinteressa os patrocinadores e os politicos a investirem em cultura. E se não há subsídio, não há alcance dessa arte, e o público segue nesse ciclo vicioso de não frequentar teatros, galerias de arte, etc.


DEZ

CP: Qual o conselho para o novo artista, o novo atleta, que quer vencer na carreira, mediante a tanta dificuldade??

LG: Tenha muita certeza do que você quer e muito amor pela profissão. Se a felicidade de estar fazendo isto é maior que as dificuldades, persista!

A Viscondessa Lívia Gaudêncio e o Visconde Marcelo Carrusca são atores renomados em Belo Horizonte e atuam nas mais diversas midias cênicas da capital mineira. Mais do trabalho da atriz pode ser encontrado em seu site, http://www.liviagaudencio.com.br.

ENTREVISTA AUTORIZADA
MATERIAL CEDIDO E AUTORIZADO POR LÍVIA GAUDÊNCIO

9 comentários:

  1. Que bacana! Nunca tinha ouvido falar no trabalho dessa triz, parece ser muito bom! :D
    gostei

    ResponderExcluir
  2. adorei e vou seguir tanto este como o outro blog,
    obrigada pelo comentario e o poema estava lindissimo, espero que continue a seguir o meu blog e tmbm a comentar, um beijo

    ResponderExcluir
  3. muito obrigada*
    esta entrevista está demais!
    continue a seguir o blog o poema está lindo :)

    ResponderExcluir
  4. João gostei demais!
    Tenho uma forte ligação com a dança e sei o quanto é difícil a parte do patrocínio. Atualmente faço mestrado em memória social e patrimônio cultural. Tenho muito interesse sobre a lei de incentivo à cultura e já pude verificar a desigualdade que ela gera. Sou defensora de parcerias público-privadas para levar dinheiro à arte em geral nas mais diferentes regiões do Brasil. A insegurança financeira, da qual tratou a atriz, não pode abafar os grandes talentos que possuímos, assim, dinheiro também é fundamental.
    Enfim, grande entrevista e parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Legal a entrevista e as fotos estão maravilhosas.

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. "Acho que o público, principalmente o mineiro, não foi educado a valorizar a arte. Isso desinteressa os patrocinadores e os politicos a investirem em cultura. E se não há subsídio, não há alcance dessa arte, e o público segue nesse ciclo vicioso de não frequentar teatros, galerias de arte, etc."
    Não só o mineiro, Lívia, que acho até que frequenta bastante, mas a arte, em todas suas manifestações, ainda é passado como algo enfadonho e, lastimavelmente, inútil!

    ResponderExcluir
  7. adorei a entrevista e gostei muito do trabalho dela, nao a conhecia antes de ver aqui.

    ResponderExcluir
  8. Lívia Galdêncio, boa atriz! Foi indicada este ano ao prêmio de melhor atriz pelo Sesc/Sated. O trabalho indicado foi o curta-metragem "Clash" do ator e diretor mineiro Ernane Alves! Ana Paula Valois

    ResponderExcluir