segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Anfiteatro: Suelen Ogando

O Castelo do Poeta entrevista Suellen Ogando,jornalista, atriz, cantora, pesquisadora em Teatro Musical de 25 anos, em Belo Horizonte.
DEZ perguntas, DEZ respostas, DEZ anos de carreira e muitas historias para contar do seu Teatro Musical.
Por João Lenjob

UM
CP: Suelen, dez anos de carreira; como começou?

SO: Desde pequena sempre fui muito conversada. Já cantava aos dois anos de idade com minha mãe que tocava violão. Então eu tenho esse "time" desde pequena. Lembro me que vestia as roupas da minha mãe/avó e sapatos e ficava bricando sozinha. Aos 11 anos fiz minha primeira peça amadora na Igreja.


DOIS

CP: Conte um pouco desta trajetoria.

SO: Com 15 anos começei a estudar teatro pelo Grupo Skené, sob direção de Wenceslau Coimbra e apoio de Ítalo Mudado, Yuri Siomon e Iolene D'Stefano. Este primeiro ano de estudo, em 2000, resultou na montagem de "O Livro das Ignoranças", de Manoel de Barros. Depois fiz mais três espetáculos com este grupo: Morte Vida Severina que foi minha primeira peça cantando eu fiz o papel da retirante, O Grande Teatro do Mundo fiz o papel da "Voz", que cantava, fruto dos elogios de meu diretor para com a minha voz. Daí acreditei nele (risos) e começei a querer estudar. Em 2004 começei a fazer Musical com personagem A Galinha no espetáculo "Os Saltimbancos". Em 2008/2009 estava no espetáculo Musicado "Auto da Compadecida", em que fiz a Compadecida que entrava em um andor cantando a música composta por Leri Faria. Em 2009 foi meu grande Boom em Teatro Musical. Dediquei totalmente ao gênero. Fiz Oficina de Introdução ao Teatro Musical com Ana Taglianetti e o curso de um ano no Departamento de Música da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) que resultou em duas montagens: Noite na Broadway II e A Pequena Sereia (versão estendida). Em Noite na Broadway II fui solista em três números e na "A Pequena Sereia" aproveitei para vivenciar o back stage. Em 2009 ainda fiz Master Class, em São Paulo, com o ator e cantor da Broadway, Tituss Burgess. Esta experiência foi ótima, pois ter um Feed Back do seu trabalho tanto em atuar como cantar de um profissional da Broadway é muito bom. Em 2010, estreiei no Musical "A Pequena Sereia" versão estendida como a personagem Úrsula, sendo que já faço este personagem na versão pocket do diretor Fernando Bustamante há seis anos, pela Cyntilante Produções.






















TRÊS

CP: Você sempre quis ir só pra cênicas ou a música chegou a alfinetar você também?

SO: Sempre gostei do Teatro e Música, assim como a dança, que envolve a música e interpretação. Mas a música é algo que realmente "quem canta seus males espanta", incrível.



QUATRO

CP: Você se inspira em alguém pra atuar ou cantar??

SO: Para cantar Musical quem me inspira é Sherie Renne Scott, uma diva dos Musicais em Nova Yorque, que inclusive fez a Ursula do Musical A Pequena Sereia da Broadway, dentre outros grandes personagens como Aida, do Musical com o mesmo nome.

Gosto também do trabalho da Helena Bonham Carter, que viveu a Mrs. Lovett no Musical Sweeney Todd e a Rainha Vermelha, em Alice no País das Maravilhas.





















CINCO

CP: Você tem outras habilidades artísticas além das que envolve musicais, dança, canto, expressão???

SO: Artísticas não, mas esportivas sim. Eu jogo futebol e handboll (risos). Acho que o esporte colabora muito com o teatro por causa do reflexo, da preparação física. Ainda mais se falando de Musical que é fundamental ter um preparo físico exemplar. Imagina cantar e dançar sem desafinar? Só com muito preparo.



SEIS
CP: Voltando às artes cênicas, que a trouxe a entrevista, quem são os grandes nomes do teatro mineiro hoje???

SO: Tomando as artes cênicas para o teatro, novela: Debora Falabella e Daniel de Oliveira, que são os pioneiros em expansão de atores mineiros da nova geração, ainda que tenham muitos atores bons da média e nova geração. Mas em Musical cito nome de Beto Sorolli um cantor, ator e professor de Belting que sempre tem participado de Audição em SP e RJ, representando o nome de Minas lá fora, tem muita gente nova da leva de Musicais seria injusto citar nomes e esquecer de alguns.

















SETE

CP: O que você acha sobre falta incentivo por falta da sociedade e do governo em relação à arte e ao esporte alternativo brasileiro? Existe algum recurso para isso??

SO: Estes dias estava comentando com uma amiga o quanto a Lei de Incentivo é complicada em nosso país, pois uma vez que ela tende a ser democrática, ela acaba ajudando grandes artistas, que nem precisavam do dinheiro para fazer, por exemplo, um DVD, pois em um show ja faturam muito, assim como "circos" que chegam com Lei de Incentivo à Cultura e que os ingressos são um absurdo. Daí eu me pergunto como ficam os médios e pequenos artistas? Espero que com o "Nova Lei de Incentivo a Cultura" que está em discussão, os médios e pequenos artistas possam ter a sua vez.



OITO

CP: Mas falando em 10 anos de carreira, quais são seus planos para o futuro??

SO: Desejo ainda estudar Teatro Musical na NYFA (New York Academy Film) e em Nova Yorque, uma vez que minha tia mora lá, já é um começo. Pretendo continuar pesquisando Teatro Musical, defender minha dissertação na UFMG. Eu estou sendo uma pioneira em pesquisa neste gênero em Minas, então vamos que vamos defender a causa: Teatro Musical.






















NOVE

CP: Quais foram nestes dez anos de carreira o pior e o melhor momento??

SO: Todos momentos foram bons, pois desde de 2000 eu traçei a meta de fazer uma peça por mínimo no ano e em 2007 entrei na Grafite Teatro Empresarial em que pude fazer mais de oito peças inéditas por ano. Ter trabalhado no Teatro Empresarial me ajudou a ser mais ativa no teatro, decorar mais rápido os textos, marcações e a desenvolver um personagem em pouco tempo.E o legal que neste 10 anos passei por tudo no Teatro: drama, comédia, teatro empresarial, teatro musical.



DEZ

CP: E qual recado para o novo ator e atleta, pra vencer sem medo das dificuldades e alcançar assim dez, vinte, trinta anos de carreira para mais?

SO: Parece clichê, mas se você acredita em seus sonhos vá atrás. Você já sabe e tem certeza do "Não", você tem que correr atrás é do "Sim" e mesmo que ganhe um "Não", se é isso que você quer, vá em frente. Não desista!


A Viscondessa Suellen Ogando é atriz em Belo Horizonte e atua geralmente em musicais. Mais do trabalho da atriz e cantora pode ser encontrado em seu site, www.facebook.com/suellenogando e seu contato é sogando19@hotmail.com.

ENTREVISTA AUTORIZADA
MATERIAL CEDIDO E AUTORIZADO POR SUELEN OGANDO

6 comentários:

  1. Bom dia, João
    A Viscondessa Suelen além de bonita, reúne talentos admiráveis, canta, dança, interpreta, e ainda é jornalista.
    Parabéns a você por mostrar e descobrir tantos talentos escondidos.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. João,
    sempre com entrevistas que mostram nossos talentos.
    Parabéns a ela e a ti!
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ola,quando alguém tem talento e dom de verdade dá nisso, como essa moça bonita gosta tanto das artes.
    Tem selo p vc no meu blog.
    abraços.
    sucesso!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a proposta do Castelo do Poeta! E achei muito bacana as considerações feitas pela Su! É uma artista de fibra, que tem muito a contribuir com o teatro musical... Abraço!
    Ziggy

    ResponderExcluir
  5. Moça bonita e com talento!
    =)
    B-Jos e ótimas postagens...

    ResponderExcluir
  6. Assisti ao espetáculo "O Auto da Compadecida", com acesso aos atores, diretor, e camarins, junto com o João. Ficamos encantados com todos, a peça, tudo! E a Suelen realmente estava demais como a Compadecida!
    Excelente entrevista, Suelen, parabéns pelo trabalho e sucesso pra você!

    Abraços,

    Ana Letícia.
    www.mineirasuai.wordpress.com
    www.castelodopoeta.blogspot.com

    ResponderExcluir