quarta-feira, 6 de junho de 2012

Com o Cetro: Helga Baeta

Quadro para profissionais da Cultura Brasileira com perguntas fixas elaboradas por João Lenjob inspirado no Livro Entrevistas de Clarice Lispector. Outros Profissionais com o Cetro.


Helga Baêta, Mineira, Atriz, Cantora

Helga Baêta , atriz e cantora , Belo Horizonte / MG

Você critica seus próprios trabalhos?
Sempre. Mas creio que atinjo o estado de fluidez do que faço quando saio da autocrítica.

O que é o amor?
Todas as outras palavras que moram em torno dele: companheirismo, amizade, respeito, admiração, parceria, desapego.

As conquistas interferem na vida pessoal?
Sim. Através dos dois polos, o positivo e o negativo. O trabalho é tentar manter a harmonia deles para atingir o saudável. 

Qual o maior momento da carreira? 
Os de entressafra. São os que exigem maior atenção, planejamento, gestão de negócios, foco, trabalho interno para não deixar o emocional despencar, espiritualidade, equilíbrio e auto confiança. Enquanto a peça está em cartaz, a cara e a voz na tv e todos te requisitando para trabalhos, é bem fácil de levar. O que faz o profissional ser grandioso é transformar os momentos de incerteza no melhor momento, uma forma menos egoica de ver as coisas.

Quando você sabe que vai dar certo algum trabalho?
A intuição revela, mas não dá para saber ao certo. Não é uma ciência exata, seria ótimo ter esse domínio. Não temos o poder desse controle. O que dá para fazer é prever riscos. 

Como você acha que o Castelo pode ser exemplar ou inspirador através da sua pessoa?
Através da minha pessoa eu não faço a mínima idéia, mas através do seu individual com a proposta de difundir cultura, creio que contribui para a educação e discernimento cultural.

O seu trabalho é a coisa mais importante de sua vida?
Não. Escolhi como profissão e não como filho ou família. Quando fazemos uma escolha profissional, está subentendido que será uma troca e não amor incondicional. Trabalhamos para ganharmos a realização e o dinheiro para pagarmos as contas. Se falta a realização e o dinheiro então a troca é injusta e desfavorável. Hora de repensar que espécie de amor é esse que um só doa... 

O que você mais deseja atualmente?
O que continuarei desejando sempre. Paz, ética e amor Universal, assim todo o social entrará em equilíbrio e meus desejos individuais serão automaticamente supridos, os mais profundos.

Como as pessoas podem interferir no seu trabalho?
De várias formas, isso dependerá do nível de criatividade e de caráter que o indivíduo possui.

Quais os profissionais da arte, moda, esportes, educação, saúde e afins você mais admira pela natureza profissional e pessoal?
Admiro tanta gente... Atualmente estou lendo a biografia do Steve Jobs, admiro esse cara. Mas começo pelas pessoas de dentro da minha casa, à minha avó Sinhá que me criou e era uma artista nata. Agradeço hoje a artista que sou; sim foi ela que me fez enxergar a vida por outro ângulo. Ao meu tio Ary que acabou de falecer também. Agradeço a lição de humildade e simplicidade; foi o exemplo de que é possível ser feliz assim. Admiro e agradeço à aqueles que me deram e ainda vão me dar oportunidades de trabalho, pois estão dentro da minha linha de prosperidade, portanto desejo que sejam prósperos também. Admiro os Budas, os Dalai Lamas, os Luther Kings, as Madres Teresas, os Sai Baba´s e todos aqueles que continuam por aí sem mostrar o rosto, fazendo o papel de semideuses, que contribuem para o meu crescimento e para a evolução de outras pessoas. As estes a minha eterna admiração e respeito. 

Impressionante a visão madura e inteligente de vida da nossa querida atriz Helga Baêta. Acreditamos que o nosso mundo deveria ter mais sensibilidades afins. O Castelo vem tentando negociar seu retorno breve ao Castelo. Que venha.

Castelo do Poeta
twitter: @castelodopoeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário