segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Biblioteca: João Lenjob

Os Dois Cinquentenarios
João Lenjob

Se somadas a minha idade e as idades dos meus irmãos o resultado é exatamente um século e secular se torna nos próximos momentos a Julieta Carneiro Marques. Pode até parecer mentira mas inclusive muito jovial, com sorriso melindroso e a cabeça completamente no lugar, com ansios normais de uma pessoa que viveu 100 anos, mas não de uma que tem 99 e sim de uma pessoa que tem dez, depois vinte, depois trinta, depois e depois e depois. Será se somam-se também as vidas que cada um dentre os entes da minha casa teve? A tristeza sei, é mais difícil de esquecer, mas creio que se juntadas uma alegria ao ano são cem motivos para sorrir. A nobreza desta jovem senhora é algo a ser exemplar e eu imagino que todos tiveram com lições seus ensinamentos, sua força, sua gana quando nas perdas e sua solidariedade quando nos ganhos. Acredito que, cada um tem mais de cem motivos para amar Leleta Carneiro, a minha estimada e eterna Tia que já se acostumou tanto com a vida que a vida ficaria muito diferente sem ela. Por isso sim ela está e é como um elo entre céu e Terra aqui a nos encaminhar e servir de sobremesa a sua simpatia e elegância. Sem deixar de relatar claro que ninguém mais colecionou irmãos, filhos, netos, bisnetos, sobrinhos, sobrinhos-netos, bisnetos e toda esta sequencia heraldica que parece ser só dela e ainda com tantas pessoas e tantos frutos ela soube, graciosamente, conhecer todos, citar sobre todos, perguntar sobre todos e pasmem: sentir falta. Seria ela então a dona da memória diamantosa?? Nada!! O coração que nasceu há cem anos já perolado e durante esta enorme passagem de dez décadas ela foi lapidando um, outro, mais outro, outro mais e o seu. Aprendeu ensinando e ensinou aprendendo com o gabarito de uma pessoa que para todos nós já é eterna. Divide-se então o século mais querido da Região do Vale do Aço em dois cinquentenários, de duas marcas e entitula-se: vai o primeiro: De Alegria e o segundo: De Muita Alegria. Para ela?? Sim. Tenho certeza! Para nós?? Claro! Como não deixar de ser?? Ela é a lembrança divina, correta e sincera que seu sorriso vale e Cem Anos.

Execpcionalmente escrevi para o Castelo e usei um texto em homenagem a uma Tia que está completando 100 anos. Hoje não vim como Duque, Produtor, Editor do Castelo e sim como Artista Poeta Visitante e deixei aqui a marca em homenagem à Leleta Carneiro. Inspirado na ocasião que o colega Marcos escrevera ao seu avô que falecera escrevo à minha tia que vivera e espero que todos gostem.
Tia Leleta Nas próximas horas a senhora completará um século e adiantei através do Castelo e em nome de seu grupo e de familiares o nosso voto de sucesso e mais Cem Anos!!

João Lenjob
twitter: @lenjob

Um comentário:

  1. Emocionante Joãozinho!!! Lindas e sábias palavras. Obrigada pelo carinho. Vovó Leleta nosso exemplo, sentirá honrada com esta homenagem. Abraços, Daniele

    ResponderExcluir