sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Biblioteca: Marcos Cardinelli

Dicionário Pessoal
Marcos Cardinelli

Pássaros voam e cantam pelo céu azul de uma manhã silenciosa de sábado. O silêncio é humano e incomoda aos ouvidos que insistem em ouvir apenas o canto dos pássaros. Este cantar sempre remete a outras sonoridades muito familiares como assovios, palmas e risadas.
Em uma manhã silenciosa de sábado, passeando pelo centro da cidade, eu pude conhecer o verdadeiro significado de duas palavras: ausência e saudade. Eu conheci a ausência ao perceber a falta de alguns certos passos pela principal rua da cidade e o vazio em uma das janelas mais conhecidas pelos habitantes da rua. Eu conheci a saudade ao querer entrar na casa que os meus olhos insistiam em olhar e, principalmente, a casa onde eu cresci cuidado por avós que foram mais do que somente avós, e não ter forças para subir os degraus sem ter a mesma presença a minha espera.
O significado dessas palavras tornou-se singular e significante quando eu insisti em procurar por uma pessoa que a minha consciência saberia que não seria possível achar, mas o coração insistia em buscar na memória as melhores lembranças. Assim, olhando para o mesmo céu azul, todas elas passaram a dominar a minha cabeça e em uma velocidade sagaz. As lembranças surgiram em minha memória com a mesma velocidade do vôo livre de um pássaro que tem a ambição de dominar o seu verdadeiro espaço ou como a união entre doze pequenos pássaros, que se unem para bater a cada hora, cada um ao seu momento, o cantar do relógio, que fez mil voltas ao longo de quase um século.
Eu, assim como ninguém, imaginava em momento algum que aquele ser tão incrível, fosse um dia não estar mais presente em nosso convívio. Foi quando, finalmente, eu conheci o verdadeiro significado das palavras ausência e saudade. Assim, fica a ausência e a saudade dos muitos assovios, a fartura inigualável, o cheiro do café, as palmas aleatórias, a coleção de gaiolas, os chapéus incomparáveis, as anotações numeradas, as risadas empolgadas e a imensidão de bilhetes lotéricos. Principalmente, fica a ausência e a saudade dos passos frequentes pela principal rua da cidade e a presença tranquila em uma das janelas mais conhecidas pelos habitantes da rua.
Contudo, quando a saudade insistir em doer, eu recomendo a todos que procurem na imensidão do céu algum pássaro, que livre ou cantante, possa acalmar os nossos corações cheios de saudade e que tragam com o tempo a tranquilidade e a serenidade tão necessárias neste momento e que eram as características mais marcantes deste pássaro a quem eu dedico o meu sábado cheio de ausência e saudade e no qual eu preencho o meu dicionário pessoal.

Esta homenagem do Ator e Escritor da Terra do Castelo, Nova Era, foi para seu avô Senhor Sérgio Gonçalves que faleceu na última semana.
Em nome de todos os Duques e Marqueses do Castelo, parafraseio a demonstração afetiva acima para deixar os votos de sentimentos ao Marcos que está sempre presente aqui com sua arte e aos seus primos colaboradores Vinícius Inácio e Christiano Araújo, todos netos deste já saudoso homem e a seus familiares.

João Lenjob
twitter: @lenjob
http://lenjob.blogspot.com

TEXTO CEDIDO E AUTORIZADO POR MARCOS CARDINELLI

Nenhum comentário:

Postar um comentário