sexta-feira, 29 de abril de 2011

Salão de Baile: Dia Internacional da Dança


Hoje, 29 de abril, é comemorado o Dia Internacional da Dança. A data começou a ser comemorada, por iniciativca do Comitê Internacional da Dança da UNESCO, em 1982, como homenagem e comemoração pelo nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do balé moderno.

Ao longo dos anos, a dança tem o poder de embalar a vida de cada um de nós, ora aconchegados e ninados no colo dos pais, ora aprendendo a andar, ora sacudindo o corpo ao som de músicas, interpretando cantigas de roda...

A dança está presente desde os primórdios da civilização, usada como forma de expressão ou apresentada num contexto social, espiritual ou num ambiente de performance. Também é usada para descrever métodos de comunicação não-verbal entre humanos ou animais (dança das abelhas, dança de acasalamento), movimento em objetos inanimados (as folhas dançam ao sabor do vento) e determinados géneros musicais

Afinal, quem nunca se empolgou e saiu dançando em casa ao som de uma música envolvente? Quem nunca foi num bailinho de escola, dançou música lenta? E as festas eletrônicas, onde o foco é dançar ao som de muito trance, techno, house... A dança está nas festas de formatura, valsas de casamento, e até nas brincadeiras de roda!

Que menina nunca sonhou em ser bailarina? Sonho imortalizado pela poetisa Cecília Meireles:

Esta menina tão pequenina
quer ser bailarina.

Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.

Não conhece nem mi nem fá
mas inclina o corpo para cá e para lá.

Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.

Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.

Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.

Esta menina tão pequenina
quer ser bailarina.

Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.

Como não poderia deixar de ser, o Castelo do Poeta traz esta pequena homenagem aos bailarinos e bailarinas de Minas Gerais e do Brasil, que contribuem de forma plástica e bela com a arte e a cultura em nosso país.

Confiram o nosso Salão de Baile, com fotos, textos, entrevistas, vídeos e dicas sobre a dança, sua versatilidade e estilos diversos.

E abaixo, fiquemos com um vídeo de trechos do clássico Ballet de Repertório "Giselle", datado de 1840, e dançado pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, a única escola do Ballet Bolshoi (de 1773!) fora da Rússia:


Ana Letícia
twitter: @analeticia
castelodopoeta.blogspot.com

Fontes:
- Wikipedia: Portal Dança, Dia Internacional da Dança e Ballet Giselle.
- MEIRELES, Cecília. A Bailarina. in Ou isto ou aquilo, Ed. Nova Fronteira : 1964.
- Foto: Ana Letícia, Bailarina: Paula Abreu.
- Vídeo: Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

2 comentários:

  1. "Afinal, quem nunca se empolgou e saiu dançando em casa ao som de uma música envolvente?" Eu só fazia isso quando estava REALMENTE sozinho e com a certeza de que não tinha NINGUÉM olhando hahaha!

    Sou totalmente sem jeito para dança. É algo que tenho uma invejinha: quem sabe dançar bem. É bonito.

    =) Abs!

    ResponderExcluir
  2. Ana Letícia - meu abraço de coração pela construção do CASTELO DO POETA - originalidade, estética, beleza de trabalho - beijo - Neia

    ResponderExcluir