segunda-feira, 25 de julho de 2011

Anfiteatro: Lou Monteiro

SALOMÉ
Drama histórico de Oscar Wilde

Discurso interreligioso, amor não correspondido, pedofilia e jogo de poder. Todos estes temas são tratados no texto.

Oscar Wilde se inspira no quadro de Gustave Moreau. Por sua vez Richard Strauss compõe sua ópera baseado no texto de Wilde. Observando esta dinâmica, em que os artistas usaram referencias um do outro para imprimir seu próprio estilo e a gama de personagens de diversas etnias, como também a vontade de visitar os clássicos, usando o conceito de sustentabilidade. Este foi impulso inicial que moveu este trabalho.

Gustave Moreau – 1826-1898
Começou sua carreira como pintor realista, mas sob influência dos impressionistas e pré-rafaelistas, evoluiu para uma pintura rômantica e espiritual, que o tornou um dos principais artistas da corrente simbolista.

Salomé Tatuada
Moreau representou a personagem em várias cenas, o que era comum entre os pintores simbolistas no início do século XX.

Geoges Clairin
Também usou a personagem como tema e nesta obra usou como modelo uma atriz famosa, supostamente Sarah Bernhardt.

Sarah Bernhardt
Atriz francesa para qual o texto foi escrito, mas veio a desistir da idéia, após escândalo envolvendo o autor em um processo judiciário, que acabaria por leva-lo à prisão e posteriormente à morte.


Materiais

Couro
Um material resistente e muito expressivo. Foi através do aproveitamento de retalhos de couro que se obteve resultados satisfatórios.

Metal
A reciclagem do metal é de extrema importância para o meio ambiente, pois ele mantém suas características inalteradas. Quando reciclamos, este material deixa de ir para natureza e pode gerar trabalho e renda.


Tecidos

Retalhos de malha
Usando um processo próximo a moulagem em que emendas, amarras e sobreposições favorecem as estruturas dos trajes.


Apresentação do Trabalho

Para este momento foi composto um quadro que consiste de uma encenação, em que os personagens desta peça aparecem ao som de uma parte orquestral da ópera homônima de Richard Strauss.


Elenco
Composto pelos alunos da Oficina de teatro do clube dos oficiais da polícia militar juntamente com a Cia Ênio Reis.

Duração – 10 minutos


José Luiz B. (Lou) Monteiro



Sinopse
Sugestões de Figurino para Texto de Oscar Wilde

Salomé

É um fascinante exercício para um figurinista pela diversidade étnica que o autor oferece neste drama épico. Principalmente levando em conta as referências do ilustrador Aubrey Breardsley, um dos principais expoentes do movimento Art nouveau, e também do pintor simbolista francês Gustave Moreau, que inspirou Wilde a escrever o texto especialmente para Mme. Sarah Bernhardt em 1892.
Foram utilizados neste projeto, materiais como metal, sucata de bijouteria, retalhos de couro, retalhos de malhas e tecidos diversos, peças de resina acrílica, madeira e papel.
Para a mostra do núcleo de figurino, foi organizado em formato de Desfile-Encenação, sugestões de ambientação cênica, adereçaria e principalmente a idéia do “traje funcional”, em que estes objetos separados, podem ser reutilizados em trabalhos diferentes.
A música de Richard Strauss da Ópera Homônima, também inspirada no texto de Wilde, foi a pauta para compor um quadro em que algumas das personagens fizeram suas aparições em cenas fragmentadas, deste clássico da dramaturgia mundial.

Fotos Encenação 01

Fotos Encenação 02

Fotos Figurino

Como aluno e parceiro dos profissionais acima citados, junto com o Castelo, participei sem personagem deste evento, mas dentro do cenário, como ator, como figurante meio moderno pra eles pois portava filmadora e câmara fotográfica. Ter realizado este trabalho com o talentoso Professor Corporal e idealizador deste projeto Lou Monteiro foi uma honra assim como demais profissionais o Professor de Interpretação Rony Camargo e os colegas Jésio Souza, Rafaela Lima, Emile Gonçalves, brenda guimarães, Fabiano Soares, Fabiana Alves, Cássia Messeder.

A ficha Técnica do Castelo contou com a colaboração da Marquesa Lorena Brandão e com o apoio de Bil Morelix.

João Lenjob
twitter: @lenjob
twitter: @castelodopoeta
http://lenjob.blogspot.com

INFORMAÇÕES CEDIDAS E AUTORIZADOS POR LOU MONTEIRO
MATERIAL AUTORIZADO POR LOU MONTEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário