sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Com o Cetro: Lívia Prestes

Quadro para profissionais da Cultura Brasileira com perguntas fixas elaboradas por João Lenjob inspirado no Livro Entrevistas de Clarice Lispector. Outros Profissionais com o Cetro.


Lívia Prestes, Paulista, Atriz, Redatora, Produtora Cultural

Você critica seus próprios trabalhos?
Sim, muito. Sempre acho que posso melhorar! Mas também sei reconhecer o que ficou bom.


O que é o amor?
Amor é um feitiço que dá certo. As vezes passa, as vezes muda e outras vezes dura para sempre! Através dele se crescer e se aprende muito!


As conquistas interferem na vida pessoal?
Sim. Bem ou mal acaba interferindo de alguma maneira. Pode inspirar, animar ou desanimar. Depende de cada um . Do trabalho e da pessoa!


Qual o maior momento da carreira?
Todos momentos são importantíssimos! Para criação, execução, tudo é importante.  Mas é claro que sempre lembramos da parte mais fácil: a de receber os créditos, curtir o sucesso. A sensação de missão cumprida. Ou também, uma boa surpresa, que pode valer até mais que o próprio sucesso.


Quando você sabe que vai dar certo algum trabalho?
Quando ele é bem planejado e/ou todos estão envolvidos com amor desde o início. Tendo boa base e raízes fortes, geralmente dá certo. Mas oque eu faço é caixinha de surpresas. Então as vezes é maravilhoso e eu nem imaginava que seria.


Como você acha que o Castelo pode ser exemplar ou inspirador através da sua pessoa?
Acho que muitas vezes quando a pessoa quer se inspirar em ícones, destes que super estão em evidência o tempo todo, pode correr o risco de colocar seu objetivo lá longe, como algo divino e quase impossível, no topo de uma alta montanha. Quando na realidade todo trabalho é igual. É trabalho: resultado de inspiração, pesquisa, expiração e suor. Temos de ter todo tipo de referência, das mais sonhadoras as mais realistas, pra inclusive não se frustrar e não desistir no meio do caminho.


O seu trabalho é a coisa mais importante de sua vida?
Uma das! Minha vida influencia meu trabalho e vice-versa. Por tanto é bem importante sim. Além, é claro, de me possibilitar estar viva no mundo!


O que você mais deseja atualmente?
Que meus próximos projetos aconteçam, e que eu consiga realizar todos os outros que eu quero no tempo certo, na melhor forma possível.


Como as pessoas podem interferir no seu trabalho?
Sendo elas mesmas. Gente de verdade ajuda sempre, só de existir.


Quais os profissionais da arte, moda, esportes, educação, saúde e afins você mais admira pela natureza profissional e pessoal?
São muitos. E mudam sua importância com o tempo. Mas vamos lá:
No teatro são tantas linguagens diferentes que eu gosto... Desde o grupo Tapa ao teatro da Vertigem, ou o Arthumus, são grupos que fazem coisas totalmente diferentes que podem ser muito boas. Fora que no teatro os profissionais se mesclam. 
Bom , eu gosto do Jô Soares porque é ator, apresentador, comediante, escritor, diretor e ainda toca aquele instrumento que eu não sei o nome. Bom em tudo.
Fernanda Torres que é atriz , escreve e também deve se produzir, que é justamente oque eu tento fazer.
Coco Chanel  que tem uma história incrível de mulher criativa, uma artista persistente e inovadora.
Literatura, João Guimarães Rosa. Por ter desenvolvido um estilo único de se expressar escrevendo. Pina Bausch que fez a mesma coisa com a dança.
Woody Allen que é maravilhoso em tudo o que faz.
E a Amy Winehouse  como letrista, intérprete e simplesmente por ser dona de uma senhora voz, de não ter nos privado de ouvi-la...
Gosto também do Carlos Saldanha, diretor de animação que é outra coisa que eu amo.  Chega!  Valeu, muito obrigada.

Com elegância e respostas capazes e inteligentes, esta entrevistita expressa muito bem a artista, a atriz Lívia, que com carinho e atenção nos resondeu generosamente esta. Esperamos mais dela no Castelo.

Castelo do Poeta
Twitter: @castelodopoeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário