sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Biblioteca: Thiago Quintella

Tenacidade
Thiago Quintella de Mattos

Apesar da chuva, fina porém densa, ele caminhava como se molhado aumentasse sua energia. Na estrada, os carros passavam rente, tirando a água da poça e passando-a para seu corpo. Nada o impedia de caminhar. Nada.

Alguns percebiam sua ida a qualquer canto e se perguntavam para onde ele iria com tanta certeza, se é que havia algum propósito em seu caminho. O passo era sempre na mesma freqüência, com ares mecânicos. Pulava para a calçada quando uma poça poderia ser mais funda do que aparentava. Suava, língua para fora. Só virava a cabeça para o lado se movimentos bruscos lhe chamassem a atenção.

Uns colegas vinham até ele; única coisa que poderia pará-lo por alguns segundos, para um cumprimento, talvez. Uma que passou por ele pouco lhe interessou naquele instante. Acelerou um pouco mais. Levantou a cabeça e no início de uma reta via uma ponte. No outro lado da margem, certificou-se: estava ali. Aumentou a velocidade o suficiente para não se cansar. Chovia ainda, muito.

Atravessando a ponte, quase é atropelado por um ônibus. Virou mais uma curva e pronto, parou. Sentou-se sobre suas pernas e olhava o caminhão frigorífico descarregar as peças de boi, gigantescas. Abanava o rabo de felicidade como todos de sua espécie que lá estavam. Como era recém-chegado, escolheram-no para aquele osso. Os outros de sua espécie respeitavam sua vez; ou já satisfeitos, ou somente condescendentes com sua posição. Sozinho, com seu objetivo na boca, foi para debaixo de uma marquise se alimentar e se distrair. Sozinho.

O Escritor, amigo, Visconde Thiago Quintella de Mattos é figura cativa do Castelo tanto escrevendo, como entrevistado, como primeiro-cara pois ele é namorado de uma das sócias e Duquesa Ana Letícia. O camarada é além do talento e amizade uma pessoa super bacana, de papo bom, de altas lembranças da cultura e da mídia e de uma curiosidade acentuada. É de pessoas assim que o Castelo orgulha-se de ter presente. Seu espaço virtual é o http://olhaosemblante.blogspot.com.

João Lenjob
twitter: @lenjob
http://lenjob.blogspot.com

TEXTO ACIMA CEDIDO E AUTORIZADO POR THIAGO QUINTELLA

4 comentários:

  1. Boa João! Texto de 2004, na fase em que usava nomes e substantivos como título para desenvolver um conto. Fica a dica de um bom exercício literário.

    ResponderExcluir
  2. Este texto é primoroso! Nos leva a crer, de início, tratar-se de um homem, mas aos poucos vamos percebendo elementos que caracterizam o personagem principal da narrativa!
    Adorei tê-lo publicado por aqui!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Sensacional, meu nobre Quintella! Muito bom mesmo, leitura envolvente e desfecho inusitado. Aí o leitor retoma o inicio do texto e fica "é mesmo, é mesmo". rs Boa!

    ResponderExcluir
  4. ÉÉÉÉÉ...Olha o resgate do Canis familiaris aê...

    ResponderExcluir