quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Com o Cetro: Cristiano Carmo

Quadro para profissionais da Cultura Brasileira com perguntas fixas elaboradas por João Lenjob inspirado no Livro Entrevistas de Clarice Lispector. Outros Profissionais com o Cetro.


Cristiano Carmo, Mineiro, Fotógrafo, Designer Gráfico, 
Exatleta e Ex-Treinador de Handebol

Você critica seus próprios trabalhos?
Sempre! Eu quando treinador dependia de resultados e isso me fez perfeccionista demais, pois a vitória relaxa. E, quando relaxamos, não vencemos. Na fotografia é a mesma coisa: se você não se atualiza, inova, ousa, vai ser mais um, vai ficar na mesmice. Aquele que não quer melhorar, deixa de ser bom.


O que é o amor?
Amor é uma palavra forte, porém ficando banal. Sou uma pessoa movida a sentimento. Meus slogan é: não faço fotos, registro sentimentos. Existem vários tipos de amor pra mim. É o que sinto por meu filho que é incondicional, pelo meu trabalho, pelo meu esporte, pelos meus amigos de verdade. Isso não tem nada, nada no mundo que pague!


As conquistas interferem na vida pessoal?
Sempre! As derrotas também! Eu já disse que a vitória relaxa. Quando se ganha, nada dói. Se você faz fotos que todos adoram, ótimo! Se você faz fotos que estão mais ou menos, mas você está vendendo, isso é perigoso. Amanhã ou mais ou menos não pode ter bons resultados. Assim é no esporte. Se ganha errando, ganhou, mas se perde errando, se questiona porque não treinou mais. Então sempre interferem.


Qual o maior momento da carreira?
Sou novo na fotografia, apesar de muita gente achar que não. Acho que as pequenas conquistas do dia-a-dia são sempre grandes momentos. Vários elogios de uma modelo, de uma pessoa que viu o trabalho, reconhecimento de qualquer que seja o meio de mídia, ou mesmo de amigos. Isso não tem preço!


Quando você sabe que vai dar certo algum trabalho?
Difícil saber. Eu sempre esforço, dou meu máximo. Sempre digo que meu desempenho também depende do desemprenho da modelo. Uma modelo limitada nos limita também. Mas quem trabalha com pessoas que não são modelos profissionais, como acontece em 90% das pessoas que fotografo e mesmo assim se faz trabalhos maravilhosos, pela dinâmica de tudo ao redor, sei que vai ser um grande trabalho. Sempre ouço "não sou boa em fotos, não sei fazer nada, etc...". E, isso é desafiador. Faz-me querer fazer sempre um mega trabalho.


Como você acha que o Castelo pode ser exemplar ou inspirador através da sua pessoa?
É uma pergunta que me fez pensar. Ser exemplo para alguém é perigoso. Muitas pessoas nos consideram heróis, mas temos defeitos, como todas as pessoas. Isso nos deixa com os pés de barro. Acho que ser exemplo pode ser para a pessoa saber como pensamos, que somos humanos, nisso pode ser de grande valia para quem quer começar.


O seu trabalho é a coisa mais importante de sua vida?
Não digo que é minha vida. Já foi. Já vivi pelo handebol, por fotografia, mas também vivo pelo meu filho, pelos meus amigos, pelos meus amores. E fotografia é mais que uma paixão. É amor também!


O que você mais deseja atualmente?
Desejo melhorar cada vez mais. Nada substitui o conhecimento, a sabedoria. Desejo melhorar como pessoa, como profissional, como pai. Desejo estar ao lado de uma pessoa que pense assim também. Preocupo-me com o meu, não com o dos outros que querem interferir de forma negativa. Quero defender os "nossos", os que ajudam, os que querem o mesmo sem querer atrapalhar quem quer que seja. Isso se chama felicidade!


Como as pessoas podem interferir no seu trabalho?
De toda forma. Um elogio sincero não tem preço. Uma crítica com fundamentação ajuda. Os comentários maldosos, infundados, até mesmo falsos, se percebo, não interferem em nada no resultado final do trabalho. E referências sempre são bem vindas!

Quais os profissionais da arte, moda, esportes, educação, saúde e afins você mais admira pela natureza profissional e pessoal?
Difícil dizer. Antes tinha vários, mas depois as coisas mudaram. Eu cresci sem pai pois o perdi quando tinha um ano. Então acumulei figuras paternas, mesmo elas não sabendo disso. Então, um exemplo de homem e profissional é meu amigo e mentor Geraldo Antônio, professor, treinador e acho que nunca disse isso a ele. Outra pessoa, é meu outro mentor Jonildo Araújo, fotógrafo que entende tudo de iluminação e fotografia. Gosto muito dos trabalhos de Clicio Barroso, Terry Richardson, Nigel Barker na fotografia. Gosto muito de rock, pop rock, do meu parceiro Wilson Sideral, além da algumas bandas de rock mais das antigas. E claro, alguns ídolos do esporte como Ayrton Senna, Jackson Richardson do handebol, dentre outros. E, não poderia de faltar um tal Cristiano Sapão, mas esse só eu mesmo admiro. 


Com uma educação apurada e simplicidade acentuada, Cristiano foi objetivo, solícito e profissional quando recebeu nosso convite desta entrevista. Esta porém relata fielmente como é grande o artista e como com toda esta simplicidade, é um homem grande e forte. Esperamos tê-lo muito mais por aqui.


Castelo do Poeta
@castelodopoeta

Um comentário:

  1. Aprendi muito com o Cristiano, ou Sapão, como o chamo. É meu melhor amigo e só nós 2 sabemos o que passamos em momentos difíceis da vida. Aprendi muito com ele quando ele era treinador e agora como fotógrafo, sempre ouço o que ele fala, pois serve pra cada pessoa.
    Tenho certeza que uma carreira de sucesso ainda virá pra ele. Se ele acha que está bom agora, então aguarde que está por vir.
    E com a licença de um amigo, posso dizer que amo esse cara.

    Abraço a todos do blog.

    Fael Lima
    www.camisadoze.net

    ResponderExcluir