quinta-feira, 26 de maio de 2011

Estúdio: Paul McCartney

Paul McCartney apresenta Here Today















Demorou 13 anos para que eu pudesse finalmente assistir a um "beatle-show". Valeu a pena porque ele parece não ter envelhecido e pelo contrário: seu repertório aumentou assim como o tamanho de seu show e eu vi Sir James Paul McCartney tocando canções memoráveis suas assim como as tantas queridas dos seus tempos de garoto de Liverpool.
Foram três horas de muita emoção onde tive as célebres companhias do primo Carlos Eduardo (Russinho) e dos amigos Leandro Araújo e Paulinha Cotta, todos da castelar Nova Era. Bebemos o show inteiro e nos embriagamos do puro Rock and Roll inglês. Soubera sobretudo da presença de outro primo, o Paulinho, na arquibancada assim como dos ilustres amigos Renato, Lúcia e Glauber. O Cavalheiro britânico mais carismático de toda história começou a apresentação com Magical Mistery Tour do disco que tinha mesmo nome, seguido de Jet, de seus tempos de Linda e Wings. Voltou ao Yeah-yeah-yeah com All My Loving e foi variando a lista de baladas até chegar a The Long and Winding Road, do disco Let It Be. Este para mim teria sido o momento mais vibrante do espetáculo e os olhos já nem eram mais os mesmos. O show prosseguiu variado e riquíssimo até que ele parafraseou Harrison com Something do Abbey Road e em seguida tocou Band On The Run, também de sua época de Wings. Mudei para este, o momento de maior emoção, porque seguiu com uma sequência fantástica de Beatles, legando em melodias Ob-La-Di Ob-La-Da também do Magical Mistery Tour, Back in the USSR do Álbum Branco, I Gotta Felling do Let It Be, Parpeback Writer do Oldies, A Day in the Life de Lennon do Sgt. Peppers e Let It Be, faixa título do último disco lançado por eles em 70. Foi ao James Bond - 007 ao tocar Live and Let Die e voltou aos Beatles com Hey Jude. O show acabou por aí. Acabou mesmo?? Não!! Num pique brasileiro ele voltou com Day Tripper do Oldies, Lady Madonna do Hey Jude e Get Back do Let It Be. Assim finalmente o show acabou. Acabou mesmo??? Não!! Inacreditável mas Paul retornou novamente esbanjando simpatia e parecendo o rapazinho que ganhou o mundo em 1964 e assim tocou Yesterday do Help!, Helter Skelter do Album Branco e Sgt. Peppers que foi faixa título. Neste momento o público já saciado não acreditava na ordenada Beatles. Parecia a banda toda ali. O Rio de Janeiro se vestia de Liverpool e o Engenhão marcava seu nome na história. McCartney que tanto falou mal do Brasil na década de 60, por aqui reinou em 2011. Depois de 48 anos do lançamento de Please Please Me, o primeiro disco, um beatle finalmente abrasileirou, ficou cariocado e nós do Castelo Mineiro aplaudimos. "Foi como você disse no tema da Turnê Mrs James: 'Here Today'.".

Artigo que escrevi baseado no show de Paul McCartney no Engenhão, Rio de Janeiro, no dia 22 de maio de 2011, domingo passado.

João Lenjob
twitter: @lenjob
twitter: @castelodopoeta
http://lenjob.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário