terça-feira, 10 de maio de 2011

Sanjazz: Vinícius Inácio

Música de Minas

Falar da música feita em Minas é tão complexo quanto falar de seu povo. Talvez quem sabe, por estar em posição geográfica central, agregou as mais diversas influências da música brasileira. Aqui, o que há de mais cosmopolita se funde com a mais pura música de folclore.


A geografia nos condensa em esquinas e o violão conduz a harmonia. As esquinas permitem a troca de experiências de vida e na rua todos somos iguais na busca da alegria.

Assim como nosso relevo, cheio de montanhas, o arranjos são sempre pouco métricos. Do alto, vemos ao longe, mas só conhecemos o caminho de verdade quando o trilhamos. Não tente explicar a beleza de nossa música sem levar o aprendiz às esquinas, ao interior, aos cafés, às festas de congado ou à cogumelo.

Como disse Samuel Rosa, não bastasse Milton ter sido o cara que melhor traduziu nossa gente em música, talvez tenha sido o melhor a descrever também graficamente na singela capa do Disco Geraes.

O Trem de ferro que leva nosso minério e corta nosso interior simboliza a vanguarda da metalurgia e nossa alma de ferro tão bem descrita por Drumond. Todos estes elementos transbordam na nossa música e é sobre eles que quero conversar.

Agradeço a meu amigo João pelo espaço. Que a poesia possa nos livrar da loucura, se é que seja possível e que mundo seja mais ameno.

Até mais!

Vinícius Inácio
http://www.sanjazz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário