quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Com o Cetro: Ira Buscácio

Quadro para profissionais da Cultura Brasileira com perguntas fixas elaboradas por João Lenjob inspirado no Livro Entrevistas de Clarice Lispector. Outros Profissionais com o Cetro.



Iracema Pereira Buscacio, Carioca, Escritora

Você critica seus próprios trabalhos?
Qual autor não é seu mais impiedoso crítico?

O que é o amor?
Um estado de beleza triste e mortal.

As conquistas interferem na vida pessoal?
O homem não é feito de compartimentos, mas é uma única gaveta de todas as coisas... bagunçadas.

Qual o maior momento da carreira?
A poesia não é meu ganha pão, infelizmente.

Quando você sabe que vai dar certo algum trabalho?
Nunca sei, aliás, a literatura surgiu para me acertar e não o contrário.

Como você acha que o Castelo pode ser exemplar ou inspirador através da sua pessoa?
Tudo que existe é inspirador, mas quando há um foco que movimenta toda manifestação de arte, o artista absorve, se deixa tocar e devolve com suas digitais e se mostra em toda sua essência, portanto,o trabalhador da cultura é sempre necessário. O homem é, através da arte. A arte é!

O seu trabalho é a coisa mais importante de sua vida?
Importante são as pessoas, os filhos, a família, os amigos, o humano. O trabalho nos proporciona dignidade para vivenciarmos as coisas importantes.

O que você mais deseja atualmente?
No pessoal, meu desejo é manter sempre a candeia do amor acesa. No geral, meu desejo é que essa candeia iluminada esteja dentro de cada ser.

Como as pessoas podem interferir no seu trabalho?
No meu ofício poético, as pessoas, não só interferem pesadamente, elas são a alma da minha transpiração.

Quais os profissionais da arte, moda, esportes, educação, saúde e afins você mais admira pela natureza profissional e pessoal?
Nossa! Eu tenho tantas referências nobres, que certamente cometeria o grave erro do esquecimento, então prefiro não citar nomes, mas o mundo esta repleto de exemplos extraordinários, que são além-tempo.

Amiga de João há algum tempo e muito elogiada aqui, não é a primeira participação da escritora carioca no Castelo e lembramos da força inicial de seus textos em nossa Biblioteca, reiterando que sempre a queremos por aqui.

Castelo do Poeta
twitter: @castelodopoeta

Um comentário: