quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Arquibancada: Fabiana Beltrame

O Castelo do Poeta entrevista Fabiana Beltrame, catarinense, 30 anos, primeiro lugar do rankinkg nacional, a maior remadora da historia do Brasil.
DEZ perguntas, DEZ respostas, algumas fotos e muita história pra contar...
Por João Lenjob

UM
CP: Fabiana, quando e porque começou a remar?

FB: Comecei em 97, com 15 anos, em Florianópolis quando via o pessoal remando na beira mar e ficava curiosa. Sempre gostei de esportes, então eu e uma amiga resolvemos experimentar.


DOIS
CP: E quando você começou a se destacar na modalidade? Quais suas características no remo e qual barco é a sua especialidade?

FB: Em 99, com 17 anos, venci meu primeiro brasleiro e a partir daí, comecei a vislumbrar objetivos maiores. No remo, além da técnica da remada, é importante ter uma boa resistencia de força, para podermos remar os 2000m. A minha especialidade é o barco individual, o single skiff (modalidade de 14kg, 8m20, dois remos e um remador).
















TRÊS
CP: Qual foi o principal momento na carreira e quais os principais títulos?

FB: O principal momento da minha carreira foi a conquista da vaga para os Jogos Olímpicos de Atenas, na qual eu fui a primeira representante brasileira na modalidade. Meu principal título foi a medalha de bronze na Copa do Mundo de Lucerna em junho desse ano.


QUATRO
CP: Teve algum momento que você pensou em desistir da carreira? E depois da gestação (desde que foi mãe de Alice)?

FB: Sim, teve uma vez que cheguei a parar, no ano do vestibular. Daí encontrei um antigo técnico meu na rua e ele me convenceu a voltar. E depois da gestação... Nossa!! Foi muito difícil voltar. Eu achei que nunca ia retornar à minha antiga forma. Mas na verdade voltei melhor que antes e, quatro meses depois do nascimento, venci os Jogos Sul-Americanos. Mudei de categoria. Virei peso leve e ganhei uma medalha na Copa do Mundo. A Alice veio pra iluminar a nossa vida.
















CINCO
CP: Com o esporte, deu pra conhecer muitos lugares e culturas diferentes.... quais você tem uma lembrança especial?

FB: Um lugar que adoro é Lucerna, na Suíca. É lindo demais!! E todo ano tem uma etapa da copa do mundo lá. É uma cidade muito organizada, limpa e o povo é simpático e receptivo.


SEIS
CP: CP: Quais seus próximos objetivos?

FB: Domingo que vem estou viajando para Nova Zelândia, para o Campeonato Mundial. Vou competir no single skiff peso leve. E no ano que vem tem os Jogos Pan-Americanos e o Pré-Olímpico para os Jogos Olímpicos de 2012.
















SETE
CP: Eu não conheço a Alice ainda, mas conheço bem você e o Gibran (marido, também remador e músico, compositor e comentarista esportivo) e sei que gostam e admiram e o Gibran até pratica a arte. Nos momentos de sossego e descanso, tem alguma arte especial que gostam de apreciar?

FB: Gostamos muito de cinema, teatro e shows. Também gostamos de ir nos centros culturais que sempre tem exposições diferentes.


OITO
CP: Você acha que falta apoio para o esporte alternativo brasileiro?

FB: Falta muito! Já tentei patrocínio varias vezes e nunca consegui. Agora que os Jogos Olímpicos de 2016 serão aqui, eu espero que o apoio aumente.















NOVE
CP: Vale a pena trabalhar com o amor e dedicação, tendo trocado os estudos e com tanta falta de apoio? É por isso que o nosso espaço é de arte, cultura e esporte alternativo... A situação é semelhante?

FB: Vale a pena, por que como você falou, é feito com amor e prazer, mesmo que o retorno não seja dos melhores.


DEZ
CP: Em seu nome, do Gibran e do Remo Brasileiro, qual o seu conselho aos novos atletas e artistas, que sabem das dificuldades mas ainda assim querem seguir em frente?

FB: Se você realmente ama e sente prazer no que faz, tem que seguir em frente, passando por cima de todas as dificuldades, por que elas o deixarão mais forte e com certeza você será um vencedor, seja no esporte ou na arte. Nunca desista dos seus sonhos, mesmo que eles pareçam impossíveis.

Para saber mais sobre a Viscondessa Fabiana Beltrame, visitem seu blog http://fabianabeltrame.blogspot.com. Acompanhem também o blog de seu marido o Visconde Gibran Cunha http://www.gibranrowingnews.blogspot.com.

ENTREVISTA AUTORIZADA
MATERIAL CEDIDO E AUTORIZADO POR FABIANA BELTRAME

4 comentários:

  1. eu sempre gosto de saber um pouco da vida dos atletas , é sempre um exemplo de superação e garra !

    ResponderExcluir
  2. Além de tudo, musa! Mais uma fonte para incentivar os nosso esporte!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Obrigada pela visita!!
    Adorei o poema!! Belissímo!! Seu blog é ótimo e informativo!! Adorei e claro estou seguindo!!

    Bjuzzz.
    complementto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana!!! Parabens à Fabiana pelo titulo e pelo sucesso!!! E que venha muuito mais!!! E parabens tb pelo sucesso do blog joaozinhO!!MeRECIDO!!!bjooo

    CAROL

    ResponderExcluir