segunda-feira, 11 de junho de 2012

Com o Cetro: Ana Luisa Ferreira

Quadro para profissionais da Cultura Brasileira com perguntas fixas elaboradas por João Lenjob inspirado no Livro Entrevistas de Clarice Lispector. Outros Profissionais com o Cetro.


Ana Luisa Ferreira, Mineira, Designer de Moda, Professora

Você critica seus próprios trabalhos?
Eu critico sim meus trabalhos durante todo o processo, desde a criação até a execução final. Busco realizar o melhor trabalho possível, sempre.


O que é o amor?
"O amor é paciente, o amor é prestável, não é invejoso, não é arrogante nem orgulhoso, nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita nem guarda ressentimento. Não se alegra com a injustiça mas rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais passará. "

As conquistas interferem na vida pessoal?
As conquistas profissionais interferem sim na minha vida pessoal. Na maioria das vezes preciso abdicar de eventos pessoais para conseguir realizar conquistas profissionais. A todo momento precisamos escolher e priorizar algumas coisas para conseguir outras. Apenas gostaria de ter o poder para descobrir como seria se no momento da decisão eu tivesse escolhido outro caminho...

Qual o maior momento da carreira?
Olha, esta pergunta é mais complicada pra mim. Vivi grandes momentos da minha carreira, mas ainda não vivi o maior momento, a realização total dos meus sonhos profissionais...

Quando você sabe que vai dar certo algum trabalho?
Nem sempre consigo ter certeza que vai dar certo ou não um trabalho, mas sei que vai dar certo quando ele tem alma, amor e principalmente quando encanta outras pessoas. Raramente inicio um trabalho sem ter alguma garantia, confiança nele (as vezes isso acontece quando o cliente quer muito algo e eu não acredito no resultado positivo, explico, dou minha opinião como profissional, mas se mesmo assim o cliente faz questão eu acabo cedendo ao gosto do mesmo).

Como você acha que o Castelo pode ser exemplar ou inspirador através da sua pessoa?
Eu não conhecia o Castelo e depois desse contato acredito sim que posso ser um bom exemplo inspirador para outras pessoas. Eu consegui vencer muitos medos e obstáculos, um deles foi sair do interior e vim para uma capital sem meus pais, ainda mais porque sou a filha caçula mais "apegada" aos meus pais...depois disso, vivi dias difíceis, chorei, mas nunca pensei em desistir, porque sabia que eu tinha potencial e ajuda de muitas pessoas que me amavam, mesmo longe de mim, e que acreditavam muito na minha vitória. Agora, formada, fico ainda mais feliz e já consigo olhar para trás e rir de muitas coisas que aconteceram comigo. Ainda estou no inicio da minha vida (só tenho 24 anos de vida - risos) e sei que vou realizar meus sonhos porque sou dedicada, esforçada, positiva e não tenho vergonha de pedir ajuda.

O seu trabalho é a coisa mais importante de sua vida?
Eu amo o meu trabalho mas a coisa mais importante da minha é a minha família. Se necessário, não realizo algum projeto para ficar ao lado da minha família, porque tudo que eu consegui até hoje foi pela força, colaboração e atenção da minha família.

O que você mais deseja atualmente?
O que eu mais desejo é me realizar profissionalmente. Quero atuar como docente no ensino superior nos cursos de moda, quero participar de projetos sociais como sempre fiz, quero atuar com diferencial no mercado da moda de maneira a ser referencia pelo trabalho bem sucedido. Acredito que estou no caminho apesar de, em algumas decisões, sentir medo.


Como as pessoas podem interferir no seu trabalho?
As pessoas podem interferir no meu trabalho com opiniões construtivas, principalmente. Estou aberta para novidades, sugestões e ensinamentos.

Quais os profissionais da arte, moda, esportes, educação, saúde e afins você mais admira pela natureza profissional e pessoal?
Entre vários profissionais, o que eu mais admiro é o mecânico sr. José de Paula, meu pai. Tudo que sou e tenho agradeço a ele, que junto com a minha mãe me educaram para enfrentar o mundo, sabendo que com eles poderia contar eternamente. Entre os profissionais da moda, tive a alegria de conhecer o designer Amauri Marques, de São Paulo. Tive o privilégio de trabalhar com ele no Projeto Talentos do Brasil e sou eternamente grada. Também admiro a pessoa Tereza Santos, estilista mineira. Trabalhei na sua empresa por um ano e muita coisa mudou na minha vida desde então. Como educadora, admiro a atual coordenadora de Design de Moda da Universidade FUMEC. FEA Cássia Macieira. Aprendi muito com ela durante todo curso acadêmico, foi uma das pessoas que mais me ajudou, ensinou e dividiu comigo felicidades e tristezas. Continua sendo uma grande amiga que eu sei que será eterna. A professora Gabriela Torres também foi muito especial na minha formação como profissional e como pessoa, ela abriu muitas "portas e janelas" na minha vida. Não posso deixar de comentar sobre os trabalhos do artista Victor Muniz, que sou fã.


Jovem, engajada pelo que faz, pelo que gosta. Ana Luisa é uma profissional exemplo, modelo para os que buscam sucesso e que focam no objetivo sem medo. Espero que sua entrevista deixe frutos aqui no Castelo. Mais sobre ela no Blog Ana Luisa Designer.

Castelo do Poeta
twitter: @castelodopoeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário