quarta-feira, 18 de abril de 2012

Com o Cetro: Bárbara Nunes

Quadro para profissionais da Cultura Brasileira com perguntas fixas elaboradas por João Lenjob inspirado no Livro Entrevistas de Clarice Lispector. Outros Profissionais com o Cetro.


Bárbara Nunes, Mineira, Atriz



Você critica seus próprios trabalhos? 
Com certeza. A crítica não deve ser elencada como algo pejorativo, mas sim como uma análise profunda do seu trabalho de atriz. A partir dessa auto-avaliação podemos buscar melhorias específicas que só irão contribuir e enriquecer a plenitude da atuação. Lembrando que, a função social do ator é muito importante, por isso, essa auto-crítica é fundamental para que a mensagem proposta através da atuação chegue ao receptor de forma agradável e ao mesmo tempo responsável. 

O que é o amor? 
Ah, o amor. É o sentimento que nos mantém constantemente vivos e, portanto, conectados com as pessoas e coisas ao nosso redor. O amor é um vício necessário e quem não o possui simplesmente não vive, apenas vagueia. 

As conquistas interferem na vida pessoal? 
Claro. Para mim, assim como as derrotas, elas são pontos-chaves para que eu busque alcançar vôos cada vez mais altos. 

Qual o maior momento da carreira? 
O agora. Não apenas pelas conquistas que tenho alcançado na carreira de atriz e pelas trabalhos prazerosos e instigantes que tenho feito, mas sim, porque viver as atividades diárias com toda a "presença" é para mim uma fórmula poderosa da felicidade. 

Quando você sabe que vai dar certo algum trabalho? 
Quando a gente se impenha, dedica e faz o trabalho com o coração, não tem como dar errado. Por mais que o resultado não seja exatamente o desejado, ainda assim tenho a certeza que, no mínimo, valeu a pena. Como diria Fernando Pessoa: "Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena". 

Como você acha que o Castelo pode ser exemplar ou inspirador através da sua pessoa? 
Basta observar o grau de competência das entrevistas concedidas pelos demais companheiros de vários segmentos artísticos para ter certeza que O Castelo do Poeta é um espaço composto por amantes da arte. E eu, apenas mais uma completamente apaixonada por ela. 

O seu trabalho é a coisa mais importante de sua vida? 
Diria que o meu trabalho (atriz) me mantêm viva por provocar em mim todas as emoções possíveis ao mesmo tempo. E é disso que a minha alma se alimenta: sensações/sentimentos. 

O que você mais deseja atualmente? 
Desejo que todos os dias, eu abra os olhos e encontre desafios novos pela frente, e que eles venham como degrais, onde eu possa subir um por um, sem pressa demais para não machucar, e com força suficiente para jamais desistir. 

Como as pessoas podem interferir no seu trabalho? 
As pessoas interferem o tempo todo, e isso é necessário. Não sou solitária nesse mundo e a minha arte não é feita apenas para mim. Preciso das pessoas, pois o meu trabalho é feito, acima de tudo, para despertar algo nelas. A interferência das pessoas deve ser recebida como algo saudável, através de críticas e sugestões que possam contribuir ainda mais com o trabalho do ator. Eu sempre digo que, para ser um bom profissional, um dos pilares básicos que se deve ter é a humildade. Saber ouvir o comentário alheio e retirar dele algo que possa fazê-lo crescer é extremamente importante. Já parou para pensar porquê temos UMA boca e DOIS ouvidos? Bom, acho que isso responde tudo. 

Quais os profissionais da arte, moda, esportes, educação, saúde e afins você mais admira pela natureza profissional e pessoal? 
Convivemos com pessoas tão talentosas, que escolher o melhor ou a melhor acaba sendo uma função difícil. Prefiro resumir que: Se a pessoa age com profissionalismo, resposabilidade e acima de tudo, com o coração, alma, sabedoria e bondade, ela já se torna digna de ser admirada e respeitada por todos. 

Nova no Castelo, Bárbara mostra em sua entrevista ser uma profissional eficiente, competente e que nos estima grande talento. Esperamos mais dela por aqui e Lenjob já negocia este mais.

Castelo do Poeta
twitter: @castelodopoeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário