segunda-feira, 30 de abril de 2012

Com o Cetro: Débora Oliveira

Quadro para profissionais da Cultura Brasileira com perguntas fixas elaboradas por João Lenjob inspirado no Livro Entrevistas de Clarice Lispector. Outros Profissionais com o Cetro.




Débora Oliveira, Mineira, Bailarina




Você critica seus próprios trabalhos?
sim. Luto com meu perfeccionismo para não ser excessivamene crítica comigo mesma (risos).

O que é o amor?
Acho que todas as palavras já foram ditas no que se refere ao amor. Todo mundo sabe o que é, todos sentimos, pedimos, doamos, necessitamos mas somos incapazes de explicar é algo transcendental.

As conquistas interferem na vida pessoal? 
Sim. Mas procuro manter um equilíbrio e perseverança, esperando sempre algo melhor depois de uma "derrota" ou de uma vitória, mas obviamente influencia no humor e auto-confiança.

Qual o maior momento da carreira? 
Quando reconhecem o nosso trabalho. Desculpe a falta de modéstia mas afinal somos artistas! Quando nossa arte alcançar o objetivo para qual foi concebida é o momento alto de nossa carreira. Não falo de fama. Falo de objetivo. Quando uma criança dá uma gargalhada ao ver um palhaço, creio que esse é maior momento da carreira daquele artista circense.

Quando você sabe que vai dar certo algum trabalho? 
Quando ele não é vazio. João Cabral de Melo neto disse "as palavras são feitas para dizer e não para reluzir como ouro falso!. Sei que um trabalho vai dar certo quando tenho algo a dizer e acho as palavras corretas através das minhas movimentações.

Como você acha que o Castelo ser exemplar ou inspirador através da sua pessoa? 
Acho fundamental acrescentar algo as pessoas que assistem minha dança. Se há algo para se inspirar em mim com certeza é isso. A arte tem que doar a quem assiste, nem que seja um sorriso.

O seu trabalho é a coisa mais importante de sua vida?
Não. Já foi, mas entendi que há coisas mais importante como minha familia e o amor,mas com certeza é algo que farei por toda a vida.

O que você mais deseja atualmente? 
Me aperfeiçoar na dança. A perfeição é uma utopia mas a busca por ela é altamente benéfica (risos).

Como as pessoas podem interferir no seu trabalho?
Os relacionamentos movem o mundo. Todas as pessoas influenciam meu trabalho. Tento captar o que elas me transmitem que é bom e me faz crescer, aprender e descartar o que não acrescenta.

Quais os profissionais da arte, moda, esportes, educação, saúde e afins você mais admira pela natureza profissional e pessoal? 
Nossa, são muitos (risos)! Gosto muito da objtividade de Graciliano Ramos e da criatividade do C.S Lewis. Admiro muito a Lidiane Manbrini, Maître de Ballet e Mario Nascimento, coreógrafo, ambos de BH, são profissionais inspiradores.

Déboraé amiga e admirada por João Lenjob. A jovem baiarina tem com ele vários projetos que futuramente serão vveiculados por aqui. Na enttevista acima o motivo da parceria.

Castelo do Poeta
twitter: @castelodopoeta

Um comentário:

  1. Sou fã dessa bailarina linda! Muito apaixonado pela pessoa, e muito feliz por estar com ela!
    Ass: Admirador Secreto :D

    ResponderExcluir