terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Com o Cetro: Mayara Almeida

Quadro para profissionais da Cultura Brasileira com perguntas fixas elaboradas por João Lenjob inspirado no Livro Entrevistas de Clarice Lispector. Outros Profissionais com o Cetro.

Mayara Almeida, Carioca, Atriz, Escritora, Estudante de jornalismo


Você critica seus próprios trabalhos?
Durante o processo de criação sim. Depois de exposto não me permito mais.


O que é o amor?
Uma forma de existência mais próxima de si mesmo e sem dúvida de algum divino.


As conquistas interferem na vida pessoal?
Sim, sou do tipo que tudo “interfere”. O amadurecimento é que ajuda a controlar o que expor e o limite dessa interferência.


Qual o maior momento da carreira?
Falar em carreira nesse momento é um pouco delicado. Ainda estou trilhando meu caminho e descobrindo coisas. Mas acho que de todo modo, um momento importante é quando você percebe dentro de si que quer aquilo como carreira ou que poderia viver o resto da vida fazendo tal coisa. No caso do Teatro na minha vida, é uma coisa muito íntima, que comecei aos nove anos. Me acrescenta e me completa num movimento único, peculiar a ponto de eu não poder dizer que estou sendo total quando não estou em algum projeto. E, tem também a escrita que me faz muito bem e no momento estou em busca dela de maneira profissional. Estou caminhando.


Quando você sabe que vai dar certo algum trabalho?
Eu nunca sei. Nunca. No dia que souber vai perder a graça.


Como você acha que o Castelo pode ser exemplar ou inspirador através da sua pessoa?
Não digo só por mim, mas acho muito legal qualquer movimento em relação a cultura/literatura. Tenho receio quanto a livre divulgação de “qualquer coisa” na internet, a qual também me incluo. Mas quando um blog é feito com responsabilidade, cuidado e com carinho, acho que pode acrescentar e ajudar muito, seja em questão de divulgação mesmo ou de um espaço que proporciona diversidade. Admiro quem se propõe a isso.


O seu trabalho é a coisa mais importante de sua vida?
Essa pergunta depende muito (risos). Ainda não ganho dinheiro fazendo somente aquilo que gosto e é raro quem consegue. Mesmo que eu tivesse a oportunidade, a coisa mais importante da minha vida são as pessoas que gosto, a paz de espírito etc, nada material.


O que você mais deseja atualmente?
Unir estabilidade financeira a satisfação pessoal. Difícil né (risos)?


Como as pessoas podem interferir no seu trabalho?
De diversas... de TODAS as maneiras. Falando em relação a escrita, se não interferisse eu escreveria vazio. Em relação ao teatro, preciso de interferência, tanto quanto tenho que filtrá-las, não separando o que é "bom" e "ruim", mas sim a dosagem certa.


Quais os profissionais da arte, moda, esportes, educação, saúde e afins você mais admira pela natureza profissional e pessoal?
Quem me conhece sabe que sou louca por Cazuza. Na verdade me identifico em algumas coisas com ele e o admiro como artista e como pessoa, tanto um lado quanto o outro pela sensibilidade extrema, exagerada, despudorada. Clarice Lispector é alguém que não dá pra explicar, estou a alguns anos muito ligada aos textos dela, tudo o que Clarice escreve é sobre o que não se escreve, ou pelo menos que a gente achava que não existia palavra e que era possível exprimir: aquilo que se sente. Pablo Neruda, José Saramago e Fernanda Torres estão entre os que não poderia deixar de citar.


Nova também no Castelo, a Mayara se destacou pela atenção e carinho para fazer parte de nosso projeto. Esperamos mais dela aqui sempre.


Castelo doPoeta
twitter: @castelodopoeta

Um comentário:

  1. Amei,vocês estão de parabéns!
    E a Mayara, essa menina é maravilhosa!
    Eu sei que ela tem um futuro brilhante,porque tudo que ela faz é com muita dedicação e carinho,sem falar do talento que não tem como negar.

    ResponderExcluir