segunda-feira, 7 de maio de 2012

Com o Cetro: Daniele Lippert

Quadro para profissionais da Cultura Brasileira com perguntas fixas elaboradas por João Lenjob inspirado no Livro Entrevistas de Clarice Lispector. Outros Profissionais com o Cetro.


Daniele Lippert, Carioca, Estudante, Escritora



Você critica seus próprios trabalhos?
Claro, como qualquer pessoa que goste daquilo que faz. Tento me pôr no lugar dos ótimos professores que tive e perguntar a mim mesma: "Essa frase tem coerência?", "Esse texto está digno de mostrar aos outros?"

O que é o amor?
Acho que é aquele sentimento que te faz ver o mundo com os olhos de quem está experimentando tudo pela primeira vez. É não medir esforços para fazer alguém feliz. É sorrir sozinho lembrando de uma bobagem qualquer. Fazer planos sem medo de se decepcionar. É cuidar, confiar, admirar, acolher.

As conquistas interferem na vida pessoal?
Sim, as duas coisas andam lado a lado. E se a vida pessoal não vai bem, a profissional também acaba se comprometendo. O negócio é tentar manter o equilíbrio.

Qual o maior momento da carreira?
Ainda não passei por muita coisa, mas o início dela está sendo maravilhoso. Tudo é novo, tenho uma sede de conhecimento enorme. E, pelo que eu vejo por aí, para as pessoas que amam suas profissões, todos os momentos da carreira têm algo de especial. 

Quando você sabe que vai dar certo algum trabalho?
Quando eu não penso na hora de terminá-lo, a ideia apenas flui e eu só vou aperfeiçoando.

Como você acha que o Castelo pode ser exemplar ou inspirador através da sua pessoa?
Acho muito legal que vocês tenham proporcionado esse espaço a nós, que amamos a arte. Muito pouca gente valoriza isso de verdade e eu penso que isso é ótimo para estimular aqueles que estão pensando em viver de arte.

O seu trabalho é a coisa mais importante de sua vida?
Ainda não sei, mas não pretendo fazer do trabalho minha única ocupação. Existe vida social e pessoal além do trabalho. O meu objetivo na vida é ter sucesso sim, mas sempre tendo tempo para a família, para viajar e namorar.

O que você mais deseja atualmente?
Me formar como professora de inglês e começar a estudar para ser professora de literatura. Estou morrendo de vontade de ensinar logo!

Como as pessoas podem interferir no seu trabalho?
Adoro críticas construtivas, acho que as pessoas deveriam aprender a aceitá-las e absorvê-las melhor, afinal de contas é a partir disso que se cresce.

Quais os profissionais da arte, moda, esportes, educação, saúde e afins você mais admira pela natureza profissional e pessoal?
Machado de Assis, Clarice Lispector (não gosto muito de ler seus livros, mas adoro estudar sobre eles), Harlan Coben, Markus Zusak, Agatha Christie (esses eu realmente adoro ler) e Tarsila do Amaral (porque ela era bem moderna e colorida para o tempo em que vivia e principalmente porque com ela não tem mistério; se o nome do quadro é "a feira", ela vai retratar uma barraquinha com frutas).

A jovem escritora carioca Daniele é a artista da vez no Castelo. Esperamos textos dela aqui emm brece.

Castelo do Poeta
twitter: @castelodopoeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário