quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Com o Cetro: Tíndaro Silvano

Quadro para profissionais da Cultura Brasileira com perguntas fixas elaboradas por João Lenjob inspirado no Livro Entrevistas de Clarice Lispector. Outros Profissionais com o Cetro.

Tindaro Silvano, Mineiro, Maitre de ballet, Coreógrafo

Você critica seus próprios trabalhos?
Deixo para o publico e para os (poucos) especialistas no ramo.

O que é o amor?
Depende muito do tipo de amor que se pretenda definir...Ha o amor abnegacao, o altruísta entre outros tantos...Acredito no amor ao proximo, seja ele o amor maternal, filial, carnal ou ainda outros amores. Para mim bate muito forte o amor ao meu fazer artístico. Foi paixao à primeira vista.
Imediatamente, quando tomei contato com a danca, percebí que estava entrando num mundo fantástico e que tinha tudo a ver comigo seja do ponto de vista da estética, da disciplina e muito principalmente da grande cultura musical que pude obter através desta janela.

As conquistas interferem na vida pessoal?
Penso que quando existe o respeito mútuo, todos os lados tendem a crescer com as conquistas sejam elas quais forem. Se existir competicao aí a coisa muda. Eu sempre me mantive muito fiel à minha família e aos (poucos) amigos que fui conquistando pela vida afora.

Qual o maior momento da carreira?
Para um artista que ainda se encontra em plena fase de producao acredito que o proximo momento sempre será o maior pois as experencias sao cumulativas e nada como o prazer do aprendizado.

Quando você sabe que vai dar certo algum trabalho?
Aí está algo difícil de responder. Na minha atividade dependo muito da entrega do outro. Eu tenho uma ideia e preciso convencer todos ao meu redor a acreditar nela. Dos bailarinos ao chefe da redacao, passando por ensaiadores, figurinistas, iluminadores e outros mais. Quando todos acreditam, a chance do trabalho vir ase um sucesso é bem grande.

Como você acha que o Castelo pode ser exemplar ou inspirador através da sua pessoa?
Como artistas queremos mais é nos comunicar e o Castelo facilita esta comunicação.

O seu trabalho é a coisa mais importante de sua vida?
Depois da minha família, sim, sem sombra de dúvida.

O que você mais deseja atualmente?
Poder continuar a desenvolver meu trabalho sem maiores interferencias externas, ou seja, continuar a ser livre para ir e vir e fazer minhas escolhas pessoais e artísticas.

Como as pessoas podem interferir no seu trabalho?
Isto tem muito na vida artística. Normalmente sou muito aberto a sugestoes durante a fase de criacao de algum trabalho. Acredito que elas podem interferir positivamente ao se doarem artisticamente às minhas propostas..Entretanto quando sinto que o terreno está minado armo estratégias mirabolantes para dar a volta por cima tb. Nao comecei anteontem. Tenho 40 anos de profissao.

Quais os profissionais da arte, moda, esportes, educação, saúde e afins você mais admira pela natureza profissional e pessoal?
Admiro os grandes poetas brasileiros, franceses e ingleses. Estudei Letras na UFMG. Sou um frequentador assíduo de museus, casas de ópera e de musica erudita em todas as minhas viagens pelo Brasil e pelo mundo. Tive oportunidade de morar em Paris e de poder fazer cursos de especializacao de historia da arte nos museus do Louvre e no D`Orsay. Adoro o trabalho de alguns coreógrafos internacionais entre eles os mais notáveis sao: Jiri Kylian, Hans Van Manen e Balanchine. Gosto da de varios compositores da MPB pois sou do tempo onde se compunham belas cancoes populares que ainda ouco e que me tocam por varios motivos. Sou uma pessoa de gosto eclético mas me considero bem exigente pois sou testemunha ocular das transformacoes do mundo e da arte neste mais de meio século de vida. Sempre fui muito ligado a varios movimentos artísticos simultaneamente.
Adoro cinema europeu e ando muito esperancoso com as novas producoes cinematograficas brasileiras.
No esporte admiro o trabalho do Bernardinho frente à selecao de voleibol masculino e adorava o exemplo que Ayrton Senna passava para a nossa juventude.
Espero, numa proxima entrevista poder citar algum nobre exemplo dentro da saúde e educacao no Brasil, mas no momento vivemos um período conturbado neste dois terrenos. Nossa educacao é deficitária, se comparada a outros países (nao necessariamente de primeiro mundo) e aqui também a "saúde" ainda deixa muito a desejar. Merecemos muito mais atencao dos nossos políticos pois as verbas estao com eles.
A nós artistas nos cabe, com nossa atividade tentar curar as dores da alma.

Está aí mais um profissional de peso em Belo Horizonte. Com currículo plausível Tíndaro também é coreógrafo do Cefar do Palácio das Artes e esperamos tê-lo outras vezes no Castelo.

Castelo do Poeta
twitter: @castelodopoeta

Um comentário:

  1. Parabéns,Tindaro!Sou sua fã incondicional,vc ajudou a florescer em mim o amor pela dança,música,teatro e artes em geral...é uma grande alegria tê-lo como amigo.

    ResponderExcluir