segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Com o Cetro: Lorena Liboni

Quadro para profissionais da Cultura Brasileira com perguntas fixas elaboradas por João Lenjob inspirado no Livro Entrevistas de Clarice Lispector. Outros Profissionais com o Cetro.


Lorena Liboni, Mineira, Modelo

Você critica seus próprios trabalhos? 
Sim, a crítica é uma característica que me persegue a muito tempo. Desde nova sempre fui mmuito crítica comigo mesma, principalmente com minhas notas na escola. Quando iniciei na profissão de modelo, por mais que as pessoas falassem que meu trabalho estava incrível eu sempre achava algo de errado e procurava a melhora. Hoje, percebo o tanto que a auto avaliação é importante, porém criticar-se demais também faz mal. Nós precisamos saber conviver com a crítica, principalmente no meio artístico onde você está sendo julgado o tempo todo. Só depende de cada um a forma como irá recebê-la já que a crítica é na maioria das vezes uma forma de melhorar o nosso trabalho.


O que é o amor?
Acho que essa é a pergunta mais divergente de todas: você explica o que amor com uma palavra ou com milhões delas. Porém, prefiro acreditar que o amor é muito mais que um sentimento. Amor é estado de espírito, é família, amigos, trabalho. É música, teatro e dança. Amor é sorrisos, abraços, companheirismo e GENEROSIDADE. Apesar de ser um sentimento muitas vezes caracterizado apenas para os casais apaixonados, para os melhores amigos ou para a família, acho que mesmo em um mundo com tanta desigualdade e desrespeito nossa vida gira em torno do amor e ele está em tudo que faz bem e é tudo que nos faz bem! 

As conquistas interferem na vida pessoal? 
Querendo ou não sim. E quando penso em vida pessoal não imagino só a relação com um namorado (a). Penso na família e nos amigos também. Um exemplo é que quando conquistamos determinados sonhos muitas vezes nos afastamos de quem amamos. E isso não é simplesmente porque queremos, mas porque aquela conquista exige que você faça alguns sacrifício. Já perdi a conta de quantas vezes escutei a frase “Sorte no jogo (no caso o trabalho), azar no amor”. Achava que ela soava um pouco grosseiro no início, porém, ela é parcialmente verdadeira. A solução para isso é você deixar claro para todos que ama e que convivem com você os seus objetivos. Com certeza se o amor deles for recíproco eles irão entender que as dificuldades que estão sendo passadas fazem parte de um processo muito importante na vida daquela pessoa. 

Qual o maior momento da carreira?
Acho que não é o início, não é a fase do dinheiro/fama e nem a fase da aposentadoria como muita gente diz. Acredito que quando a pessoa sai daquela fase de auto-afirmação que é muito comum e começa a fazer um trabalho onde ela fica realizada e vê que dali ela pode ser a inspiração para muitas outras é o ápice da carreira de qualquer profissional. Tem coisa melhor que fazer o que você gosta, estar bem consigo mesma e ao mesmo contribuir com os sonhos de outras pessoas?! Acho que não.. 

Quando você sabe que vai dar certo algum trabalho?
Eu sempre acredito em tudo que eu faço. Porém, acreditar e saber são verbos com sentido diferentes. Ter certeza de que algo vai dar certo é complicado. Quando vou fazer algum trabalho entro nele de cabeça, faço de tudo para que ele possa dar certo e lanço muita energia positiva sobre ele. É claro que profissionalismo, ética, comunicação e bom humor da equipe ajudam muito para que a sua confiança naquele trabalho seja maior. 

Como você acha que o Castelo pode ser exemplar ou inspirador através da sua pessoa? 
Por ser um blog que trata de múltiplos assuntos acho que é um local que “ te ajuda” em diversas situações.Muitas vezes quando estamos tristes com algo precisamos de uma palavra de consolo, o castelo tem uma sessão biblioteca. Quer se divertir? Tem a parte de música. E se quiser ficar por dentro das tendências? Tem a parte de moda também.. e além dessas muitas outras coisas! Enfim, para mim o Castelo é uma forma de te informar, divertir, ajudar e inspirar!    

O seu trabalho é a coisa mais importante de sua vida?
Não. A coisa mais importante da minha vida é um pacote. Nesse pacote eu tenho minha família, meus amigos, meu trabalho, meus livros, minha coleção de Vogues(hahaha) e tudo aquilo que me faz bem e que ajuda a construir a pessoa que eu sou hoje. 

O que você mais deseja atualmente?
Nossa! Essa vai ser grande. Geralmente meus desejos ou são muito universais ou são extremamente egoístas. Assim como qualquer pessoa que tem o desejo de mudança e um pensamento sustentável eu desejo paz, generosidade, menos desigualdades, menos preconceito; desejo consciência ambiental, RESPEITO E SAÚDE . Como uma questão pessoal nesse momento eu querouma família unida, amigos de infância perto de mim e muita alegria. E como um desejo um pouco egoísta e fútil eu quero demais uma minissaia metálica do Pedro Lourenço (risos). 

Como as pessoas podem interferir no seu trabalho?
De diversas maneiras, desde as críticas até aos elogios. Porém tenho sempre em mente que trabalho é trabalho, então se a interferência não for positiva para aquele momento simplesmente ignoro.  Eu escuto tudo que me falam, e tento ser como uma esponja absorvendo o que for positivo para uma melhora profissional

Quais os profissionais da arte, moda, esportes, educação, saúde e afins você mais admira pela natureza profissional e pessoal?
Admiro sempre os profissionais que vêem na mídia muito mais que um local para aparecer e utilizam de seu sucesso para ajudar na construção de um país melhor. Claro que tenho os meus favoritos e dentre eles temos o exemplo que todos reconhecem que é a top Gisele com as campanhas de proteção a Amazônia, participação em ONG’s, e, além disso, soube com muita humildade e elegância levar o nome do Brasil para o mundo e desfazer um pouco aquela imagem vulgar que infelizmente é ainda muito comum nos outros países sobre a mulher brasileira. Atualmente me chamou muita atenção o estilista Carlos Miele (que eu particularmente AMO por ser autêntico e super corajoso!) que estilizou camisetas para a pediatria da santa casa de São Paulo e estas estão sendo utilizadas por vários famosos. Além disso, eu amo de paixão a Dra. Zilda Arns, que não preciso nem dizer sobre sua excelência como médica e como cidadã. 

A mineira Lorena é nova também no Castelo e se mostrou bastante consciente com a Entrevista acima. Nós esperamos ter trabalhos mais e diferenciados dela aqui.

Castelo do Poeta
twitter: @castelodopoeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário