segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Com o Cetro: Paula Albuquerque

Quadro para profissionais da Cultura Brasileira com perguntas fixas elaboradas por João Lenjob inspirado no Livro Entrevistas de Clarice Lispector. Outros Profissionais com o Cetro.

Paula Albuquerque, Mineira, Atriz, Psicóloga

Você critica seus próprios trabalhos?
Sou suspeita para criticar meu próprio trabalho, mas sempre me pergunto por que fiz ou deixei de fazer algo em cena. Na verdade, saio de cada apresentação com sensações distintas e escuto as críticas alheias levando em consideração aquilo que julgo ser primordial para o aprimoramento do meu trabalho. Afinal, se mudar não é uma coisa fácil, é sempre importante estar aberta à possibilidade de transformação e transcendência.

O que é o amor?
(latim amor, -oris) s. m. 1. Sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição ou.atração; grande afeição ou afinidade forte por outra pessoa (ex.: amor filial, amor materno). .
Balela! O que eu sinto pela minha profissão e pelo meu namorado são imensamente maiores do que isso.

As conquistas interferem na vida pessoal?
Com certeza! È natural que as pessoas se realizem através de sua profissão e que toda conquista ou fracasso nessa área tenha impacto na sua vida pessoal. E vice-versa. No caso do ator, esse movimento proporciona também elementos para o trabalho de construção e interpretação de personagens. É nessa hora que é necessário não confundir essas duas dimensões da vida. Para mim essa é uma questão complicada. Afinal, a minha base de estruturação infantil foi permeada por personagens de todo tipo. Aprendi assim e até hoje trago alguns comportamentos meus aos personagens e alguns comportamentos dos personagens pra o meu estilo de vida. Mas tenho trabalhado para tornar esse processo cada vez mais saudável.

Qual o maior momento da carreira?
Até agora são dois. O primeiro, aquele em que, aos cinco anos de idade, consegui comover a platéia ao chorar desesperadamente sobre o túmulo de uma sem-terra, cuja filha órfã interpretei. Uma outra experiência muito gratificante foi sentir a emoção do público quando interpretei Vincent Van Gogh lendo suas cartas para seu irmão Theo. Essa não deu para não chorar. Arrepio.

Quando você sabe que vai dar certo algum trabalho?
Sempre. Sou uma pessoa repleta de esperanças.

Como você acha que o Castelo pode ser exemplar ou inspirador através da sua pessoa?
Acredito que a iniciativa de abrir este canal de comunicação, o Castelo, já é, por si só, inspiradora. A possibilidade de compartilhamento de experiências e conhecimentos fortalece todos os participantes. Sempre temos o que trocar e espero continuar contribuindo nessa interação.

O seu trabalho é a coisa mais importante de sua vida?
Sem a menor dúvida, tenho outros projetos importantes na minha vida, mas o meu trabalho, ah meu trabalho!... Ainda vou passar por muitos testes para descobrir o quanto, mas hoje, acredito, é a coisa mais importante da minha vida.

O que você mais deseja atualmente?
Não vejo a hora de finalizar a estruturação do curso ENEAGRAMA PARA ATORES E DIRETORES cuja primeira turma deve ter início em 2012. Como atriz e psicóloga, acredito que o conhecimento dos nove tipos de personalidade aplicado à construção das personagens será muito útil. Traçar o perfil psicólogo das personagens é uma das tarefas mais complexas e árduas do trabalho do ator e do diretor. O Eneagrama para atores e diretores, que desenvolvi, é uma ferramenta valiosa nesse processo. Uma grande inovação para o meio das artes.

Como as pessoas podem interferir no seu trabalho?
Simples, fazendo parte fervorosamente da minha vida!

Quais os profissionais da arte, moda, esportes, educação, saúde e afins você mais admira pela natureza profissional e pessoal?
Sem dúvida alguma, a atriz e diretora Isabel Albuquerque, minha mãe, é de uma capacidade profissional e criativa de dar inveja. Grande parte das coisas que sei sobre a minha profissão aprendi com ela.

A bela atriz Paula é amiga do Lenjob há muitos anos e segundo o Editor, eles sempre compartilharam todos os anseios e assuntos artísticos. O João tem um carinho muito grande por ela. Uma forte e expressiva admiração pessoal e também a profissional e também por sua mãe Isabel.

Castelo do Poeta
twitter:@castelo do poeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário