quarta-feira, 28 de março de 2012

Com o Cetro: Marina Ferraz

Quadro para profissionais da Cultura Brasileira com perguntas fixas elaboradas por João Lenjob inspirado no Livro Entrevistas de Clarice Lispector. Outros Profissionais com o Cetro.


Marina Ferraz, Mineira, Cantora, Compositora, Atriz



Você critica seus próprios trabalhos?*
Sim, mas não de forma rígida. Em geral, meu senso crítico é posterior à criação. Durante o processo criativo, tenho um envolvimento livre com a intuição e com a emoção do momento. A auto-crítica é importante, mas a que tenho não chega a me inibir ou barrar meus impulsos artísticos; o que acredito ser positivo, já que arte se faz pela entrega.

O que é o amor?
Nossa! Que difícil. Não sei se é algo que eu consiga definir. Imagino que o amor é o sentimento que semeia. Amando a vida, as pessoas e a si mesmo, somos capazes de mover o mundo a favor do crescimento. Talvez seja uma ideia romântica, sobre o amor, mas acho o sentimento mais sublime e por isso, o sentimento que mais exija cuidado. O amor, por si só, não se mantém;  é necessário troca, correspondência de afetos, autenticidade nos sentimentos. O amor, quando recíproco, tem sua qualidade ampliada. 

As conquistas interferem na vida pessoal?
As conquistas constituem a vida pessoal, assim como os fracassos também. Tudo o que fazemos, alcançamos ou deixamos de alcançar, interferem diretamente em tudo. O importante, a meu ver, é não deixar que as conquistas sustentem a vida sozinhas. É preciso acreditarmos que o bom da vida é a mescla de todas as coisas: tanto do bom quanto do ruim. E que a vida se faz é pela variação dos tons.

Qual o maior momento da carreira?
Deixei de achar que existe esse melhor momento da carreira. No meio artístico, ou pelo menos no meio da arte independente, a carreira oscila bastante. E talvez por isso, o maior momento é feito de mais de um. Todas as vezes em que estou no palco, com pessoas que admiro e um trabalho que eu gosto, e com um público atento e sensível, é quando considero que a carreira, ela sim é um dos melhores momentos da minha vida. 

Quando você sabe que vai dar certo algum trabalho?
Nunca sei. Mas sinto que todos os trabalhos que faço com o coração totalmente envolvido, o resultado é sempre mais gratificante.

Como você acha que o Castelo pode ser exemplar ou inspirador através da sua pessoa?
O Castelo é que pode ser exemplar e inspirador, porque a oferta desse apanhado de vários pontos de vista é o que possibilita a uma pessoa, refletir. A diversidade é inspiradora. Portanto, a soma de tudo o que o Castelo oferece: esse grande conjunto de ações e textos em prol de uma movimentação artística, isso sim é inspirador.

O seu trabalho é a coisa mais importante de sua vida?
É uma das coisas mais importantes da minha vida, pois é onde posso me reinventar e ao mesmo tempo, ser eu mesma. Agora, a coisa mais importante mesmo é a minha família.

O que você mais deseja atualmente?
O que eu mais desejo? O desejo. Desejar é estar de bem com a vida, com saúde. Estou sempre desejando. Enquanto eu estiver a desejar, não desejo mais nada (risos).

Como as pessoas podem interferir no seu trabalho?
Todas as pessoas podem interferir no meu trabalho. Tanto de forma positiva, como negativa. Acho que saber escutar o outro é importante pra que o trabalho cresça. É claro que precisamos saber filtrar, também. Além dessa interferência que as pessoas fazem ao opinarem sobre o que faço, também podem interferir como motivações para as criações. Uma pessoa pode ser uma inspiração.

Quais os profissionais da arte, moda, esportes, educação, saúde e afins você mais admira pela natureza profissional e pessoal?
São muitos, mas tenho uma admiração particular pelos atores. É admirável o envolvimento com a profissão, a busca pela verdade, a entrega para a emoção. Um professor de teatro uma vez disse algo sobre o bom ator ser uma emoção ambulante. Admiro muito as pessoas que conseguem, em quaisquer trabalho, não só artístico, colocar sentimento sincero e ter um envolvimento de alma.

Impressionante a entrevista da Marina. Muito boa. Para quem não sabe estas moças do Amaranto, Lúcia, Flávia e Marina são cantoras fantásticas. Do time de cima, top de Belo Horizonte, de Minas, Brasil. Muito bom ter a presença desta nobre e talentosa cantora aqui e esperemos que seu contato com o Lenjob permaneça grande para que ela esteja sempre "castelando".

Castelo do Poeta
titter: @castelodopoeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário