terça-feira, 29 de novembro de 2011

Com o Cetro: Érica Fonseca

Quadro para profissionais da Cultura Brasileira com perguntas fixas elaboradas por João Lenjob inspirado no Livro Entrevistas de Clarice Lispector. Outros Profissionais com o Cetro.

Érica Fonseca, Mineira, Modelo, Jornalista, Atleta de Ginástica Localizada, Spinning e Boxe

Você critica seus próprios trabalhos?
Sim, sou capricorniana, perfeccionista e muito crítica comigo mesma. Gosto de receber críticas, elas são essenciais para qualquer aprendizado.

O que é o amor?
Amor é o sentimento que move o mundo. Com amor aprendemos e ensinamos, é o único caminho para a evolução espiritual. Sem amor, tudo é em vão.

As conquistas interferem na vida pessoal?
Sim. Cada conquista interfere de alguma forma na vida pessoal. O importante é que interfiram da melhor maneira possível, sem atrapalhar a convivência com a família, porque a família vem sempre em primeiro lugar.

Qual o maior momento da carreira?
Como modelo, já modelei pela Ford Models - MG (perfil comercial). Participei do vídeo de lançamento do Fiat Ideia, foi sensacional. Também já estampei um catálogo de moda praia da grife Uai Brasil, que exportava para Alemanha e Porto Rico. Meu rosto ficou conhecido lá fora por meio desse trabalho. Como jornalista, como apresentadora do programa “Fuzarka” (produzido pelos alunos de jornalismo do Centro Universitário Newton Paiva – Núcleo de TV – exibido pela Band Minas) aprendi muito e tive a oportunidade de mostrar meu trabalho na TV aberta. Foi uma experiência muito rica: apresentava o programa, fazia reportagens e também participava da produção e da edição. Mas procuro curtir e valorizar cada momento da minha carreira, cada etapa tem seu valor. É questão de entendimento. Agora, por exemplo, me mudei de BH para Juiz de Fora e estou recomeçando a vida. Ainda estou modelando, agora pela Elysée Model Management. Estou trabalhando com TV, mas uma experiência diferente: web TV. E estou buscando mais conhecimento, aproveitando ao máximo a pós-graduação em TV, Cinema e Mídias Digitais, na UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora.

Quando você sabe que vai dar certo algum trabalho?
Quando me proponho a realizar qualquer coisa que seja, sempre penso que vai dar certo. Tento enxergar tudo com muita positividade. Acredito que assim, as chances de realmente dar certo são bem maiores.

Como você acha que o Castelo pode ser exemplar ou inspirador através da sua pessoa?
Não sei se posso servir de inspiração para alguém. Mas posso dizer que sou uma pessoa que busca o aprendizado e o equilíbrio constantemente. E carrego comigo a frase: o corpo é efêmero, o espírito é eterno.

O seu trabalho é a coisa mais importante de sua vida?
Adoro o que faço! Faço meu trabalho com alegria e amor. Mas pra mim, o mais importante é conciliar família, trabalho, lazer, estudo e, principalmente, reservar um momento especial para fortalecer o espírito.

O que você mais deseja atualmente?
Desejo que eu continue determinada, que possa levar luz por onde passar, que tenha sempre saúde, paz de espírito, harmonia no lar, sabedoria para desenvolver meus projetos e para compreender as pessoas. E, principalmente, ter a minha preciosa família por perto.

Como as pessoas podem interferir no seu trabalho?
Acompanhando meu trabalho e dando um feedback. Todas as críticas são muito bem vindas! Trabalho com o público, e nada melhor do que a opinião das pessoas para saber se estou no caminho correto, onde e como melhorar.

Quais os profissionais da arte, moda, esportes, educação, saúde e afins você mais admira pela natureza profissional e pessoal?
Ai que difícil! Admiro tantas pessoas! Gisele Bündchen é uma das pessoas que considero brilhantes. Pela sua beleza e delicadeza, pelo seu talento, sua atitude e seus projetos voltados para o meio ambiente.

Érica Fonseca é modelo e trabalha também no Ramo de Jornalismo. A bela moça é pessoa sempre frequente no Castelo e estima-se tê-la aqui diversas vezes. Os créditos da foto são de Noemi Luz.

Castelo do Poeta
twitter: @castelodopoeta

Um comentário: