quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Com o Cetro: Poliana Guerra

Quadro para profissionais da Cultura Brasileira com perguntas fixas elaboradas por João Lenjob inspirado no Livro Entrevistas de Clarice Lispector. Outros Profissionais com o Cetro.

Add caption
Poliana Araújo Guerra, Mineira, Formada em Comunicação e Comércio exterior, Blogueira, Escritora

Você critica seus próprios trabalhos? 
Sim. Em tempo integral. Virginiana extremada que sou, nada que eu faça, passa sem uma auto-avaliação e auto-crítica, bem rígidas!

O que é o amor? 
É o que nos impulsiona frente a todo e qualquer obstáculo. Nos enche de coragem e de vontade. É a base de nossa vontade de vida.

As conquistas interferem na vida pessoal? 
Completamente. Todas, em qualquer campo. As conquistas, também chamadas de vitórias, dependendo da retórica, são o melhor estímulo a seguirmos em frente e querermos sempre mais. Na vida pessoal e profissional. Nos deveres e nos prazeres.

Qual o maior momento da carreira? 
Aquele em que as obrigações, os deveres, os objetivos convergem todos para um caminho comum, também conhecido como prazer. E as conquistas são grandes forças propulsoras nestas conversões.

Quando você sabe que vai dar certo algum trabalho? 
Quando sinto êxtase de alguma forma pelo que fiz, pelo que me dediquei. Quando me leio e vejo que entreguei o melhor ao meu alcance. Quando meu trabalho me convence, me ganha.

Como você acha que o Castelo pode ser exemplar ou inspirador através da sua pessoa? 
Espero que eu, no Castelo do Poeta, possa representar alguma soma para alguém!!!

O seu trabalho é a coisa mais importante de sua vida? 
A vida é a coisa mais importante de minha vida. Em TODOS os seus meandros, ângulos e esquinas. Se neste momento vivo meu trabalho, preciso dele, quero, defendo, qualquer que seja o verbo; o mais importante de minha vida agora é o trabalho. Se me envolvo absolutamente com alguém, em um relacionamento que me traz vida, o relacionamento é a coisa mais importante de minha vida nos momentos que o vivo;  se me decido a fazer um curso, voltar a estudar e me envolvo e quero me dedicar e quero fazer daquilo subsídio para crescimento pessoal e profissional, nos momentos de estudo, o estudo é a coisa mais importante de minha vida; morando em SP, distante de toda a família, nos momentos que vou para Nova Era, a família é a coisa mais importante de minha vida; se estou com amigos, dividindo momentos de prazer e deleite, trocando colo e carinho quando precisamos, ensinando o que e como podemos, nestes momentos muitos, são os amigos o mais importante de minha vida.

O que você mais deseja atualmente? 
O que sempre desejei. MAIS.

Como as pessoas podem interferir no seu trabalho? 
Com uma palavra simples: soma!

Quais os profissionais da arte, moda, esportes, educação, saúde e afins você mais admira pela natureza profissional e pessoal? 
Vou citar alguns que admiro tanto que, ainda que mortos, seguem me inspirando: Escritores: Caio Fernando Abreu, Guimarães Rosa, Saramago, Xico Sá por nos trazerem beleza, viceralidade e leveza a um só tempo. Moda: Ronaldo Fraga, por misturar arte e moda. Educação: Dona Márcia, minha mãe por fazer qualquer um gostar de história e premiar seus alunos com um prazer de estudar. Arte: na música, Chico Buarque, pelo conteúdo de suas músicas, Tiago Pethit e The National, pela beleza das músicas, simples assim... Artes plásticas: todo artista que me traz descobertas... que me traga soma...

Amiga íntima e pessoal do João Lenjob, desde a infância na cidade de Nova Era e prima da nossa Rosângela Maluf, dois ícones literários internos, a talentosa Poliana Guerra chega ao Castelo já prometendo ficar, residir e deixar belos textos de sua obra que vem crescendo paulatinamente. Esperamos ansiosos por isso.

Castelo do Poeta
twitter: @castelodopoeta

3 comentários: