segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Com o Cetro: Alexandre Toledo

Quadro para profissionais da Cultura Brasileira com perguntas fixas elaboradas por João Lenjob inspirado no Livro Entrevistas de Clarice Lispector. Outros Profissionais com o Cetro.

Alexandre Toledo, Mineiro, Ator, Diretor, Produtor Teatral, Dramaturgo, Escritor

Você critica seus próprios trabalhos?
Acho que sim. Um pouco de auto-crítica é muito bom. Mas em geral gosto das coisas que faço.


O que é o amor?
Taí uma coisa difícil de definir. Eu acho que o amor é geralmente uma falta. Está num lugar onde a gente nunca está. Escrevi um poema falando disso. Qualquer dia divulgo no blog (Tenho um blog, mas não estou muito assíduo).

As conquistas interferem na vida pessoal?
Acho que não. As conquistas dão aquela alegria inicial de etapa vencida, mas no dia seguinte ou dois dias depois tudo volta ao normal e temos que começar de novo em busca de novas coisas.


Qual o maior momento da carreira?
Acho que o espetáculo solo que me deu o prêmio Sinparc de melhor ator: O Contrabaixo. Mas também gosto muito do Auto da Compadecida bem como de trabalhos recentes que receberam boas críticas como Poema do Concreto Armado e Fausto(s!).

Quando você sabe que vai dar certo algum trabalho?
Isso acontece geralmente no decorrer do processo. As vezes só de ler um texto já surge aquele encantamento, aquele brilho nos olhos e um palpitar diferente que me diz: Isso dá rock.

Como você acha que o Castelo pode ser exemplar ou inspirador através da sua pessoa?
Olha, o Castelo é um espaço legal que mostra a cara de vários artistas da cidade. Um portal de contato. isso já vale e muito.

O seu trabalho é a coisa mais importante de sua vida?
Não. ele é uma das coisas mais importantes da minha vida. Minha família é mais importante.

O que você mais deseja atualmente?
Ter sempre dinheiro e disposição para fazer novos trabalhos. Tenho uns quatro projetos em mente e haja grana para viabilizar tanta coisa.

Como as pessoas podem interferir no seu trabalho?
Gosto de pessoas que acrescentam na minha vida e no meu trabalho. Gosto de aprender com elas, gosto do carinho e da amizade que possam me trazer.

Quais os profissionais da arte, moda, esportes, educação, saúde e afins você mais admira pela natureza profissional e pessoal?
Nas artes eu gosto muito do trabalho de atores como o Matheus Nachtergaele e do Luís Melo. Acho que são um pouco os meus ícones no teatro. Em BH eu adoro os atores da Cia da Farsa da qual faço parte, mas há outras pessoas que admiro muito e a lista é muito grande. O Galpão é um exemplo de talento e perseverança que me inspira bastante.
Nos esportes tenho alguns ídolos no momento: Messi no Futebol, Vettel na Fórmula 1 e Djoikovic no tênis.

Alexandre Toledo é peculiarmente amigo do nosso Editor João Lenjob e com menos tempo da Duquesa Ana Letícia também. Segundo Lenjob foi uma das pessoas a inseri-lo na arte de Belo Horizonte, um dos responsáveis. Esperamos tê-lo várias vezes por aqui. Castelo do Poeta twitter: @castelodopoeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário