quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Com o Cetro: Franciná Lira

Quadro para profissionais da Cultura Brasileira com perguntas fixas elaboradas por João Lenjob inspirado no Livro Entrevistas de Clarice Lispector. Outros Profissionais com o Cetro.

Franciná Lira, Amazonense, Pedagoga, Escritora

Você critica seus próprios trabalhos?
Sim, claro! Tem alguns que eu não gosto de mostrar em público (risos).... Deixo somente para arquivo. Os que eu fiz na adolescência principalmente.

O que é o amor?
É o sentimento ímpar, inexplicável, que vivemos, muitas vezes sozinhos, mas que nos faz crescer e exergar o mundo com outros olhos.

As conquistas interferem na vida pessoal?
Sim. Quando algo de bom acontece, fico mais disposta para criar, trabalhar e me envolver com as pessoas e projetos. É como um energético natural

Qual o maior momento da carreira?
Este ano foi muito produtivo para mim, para o meu grupo (Formas em Poemas), nós realizamos vários eventos e tivemos um retorno muito bom. Todo a trabalho que fizemos redeu frutos e agora estamos colhendo, e isso é muito gratificante. O reconhecimento!

Quando você sabe que vai dar certo algum trabalho?
Quando as pessoas envolvidas "abraçam" o projeto. Acredito não se pode fazer um trabalho sozinho, precisamos das pessoas para que as coisas aconteçam. Sempre compartilho os meus projetos e busco parcerias. Quando as pessoas se identificam com o meu trabalho e se juntam a mim, sei que dará certo!

Como você acha que o Castelo pode ser exemplar ou inspirador através da sua pessoa?
O Castelo já está fazendo um ótimo trabalho para a literatura, para os poetas e para os artistas de um modo geral, portanto, acredito que deva seguir o mesmo caminho, dando oportunidade para todos e se adequando conforme as necessidades.

O seu trabalho é a coisa mais importante de sua vida?
É fundamental, mas a coisa mais importante da minha vida são os meus filhos (Brenda e Mathias neto). A companhia deles é o que eu mais necessito. Me sentir mãe! O trabalho é fundamental para que eu me desenvolva intelectualmente e socialmente, que era algo em que não almejava, mas que aconteceu em consequencia de oportunidades que eu "cavei" e outras que eu "agarrei (risos)!

O que você mais deseja atualmente?
Definir o meu lado profissional e a minha casa própria. Mas desejo muito fazer com que o programa de televisão no qual fui convidada a fazer, se realize. Estou trabalhando para que isso aconteça!

Como as pessoas podem interferir no seu trabalho?
Das críticas construtivas, retiro um modo de melhor minhas atividades. Das destrutivas, me servem como mola.

Quais os profissionais da arte, moda, esportes, educação, saúde e afins você mais admira pela natureza profissional e pessoal?
Gosto das artes de um modo geral. Sempre digo que embora, não seja especialista em nada, tudo o que me faz bem aos olhos, aos ouvidos e a minha alma é o que importa. Fico deslumbrada com uma boa musica, um linda tela, palavras que me envolve alma e o coração. O que me faz sentir viva é o que eu gosto. Drummond me inspirou a fazer meus primeiros poemas. Rosa Lia Dinelli, me fez sentir em casa quando resitou "Enquanto os sinos plangem" e fez querer ser poeta de verdade. Tenório Telles é o exemplo de educador para mim. Moacir de Andrade, além de artista plástico reconhecido mundialmente é poeta também. Thiago de Mello é o nosso representante mundial!

Recém chegada também no Castelo, a moça do Norte Franciná já nos cedeu alguns textos e participará de tantos outros. Conheceu o Castelo sem querer e logo o seu colega e Escritor João Lenjob.

Castelo do Poeta
twitter: @castelodopoeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário